fiscalização

Força-tarefa para fiscalizar aglomerações será reforçada durante o Ano Novo

Mauricio Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Fiscalização será reforçada neste feriadão de Ano Novo

É consenso geral que as pessoas estão mais carentes de abraços e cansadas da nova realidade imposta pela Covid-19. Mas, mesmo assim, a única alternativa para frear a pandemia é seguir os protocolos de saúde, como usar máscara e manter o distanciamento social. Festas clandestinas, aglomerações em vias públicas ou em outros espaços estão proibidas, e quem desrespeitar poderá enfrentar as consequências da lei e da própria doença. A força-tarefa de fiscalização da prefeitura de Santa Maria, bem como a Brigada Militar, estará de plantão e será reforçada durante todo o feriado para conter as irregularidades. O superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, apela para a consciência individual das pessoas: 

Feriadão de Ano Novo muda horários de comércio, bancos, saúde e coleta de lixo

- Toda população está estressada devido à pandemia, sabemos disso. Mas precisamos que entendam que estamos em um momento crítico e que requer atenção redobrada para os protocolos de segurança. Não é a hora de aglomerar - destacou o superintendente.  

De acordo com a controladora geral do município, Carolina Lisowski, a força-tarefa tem atuado praticamente todos os fins de semana para combater as aglomerações, bem como dispersar as festas clandestinas.

- Pedimos que durante as reuniões familiares, as pessoas atentem para os protocolos, mantenham distanciamento, diminuam o contato físico e deixem as janelas abertas para ventilação. Em relação às aglomerações nos espaços públicos, a força-tarefa atuará para coibir as aglomerações - afirmou Carolina. 

Após quase 90 dias, foram aplicadas três multas por não uso de máscara em Santa Maria

O cuidado deve ser redobrado, ainda mais se considerar os números de dezembro, quando quatro índices bateram recordes negativos: o número de mortes chegou a 35; a taxa de ocupação de leitos registrou 92,3%; os casos confirmados neste único mês ultrapassaram os 2,5 mil; e os casos ativos da doença atingiram 1.649.

ONDE DENUNCIAR

  • Guarda Municipal (153) - aglomerações em via pública, festas clandestinas, situações que se caracterizem como comércio ou eventos irregulares  
  • Brigada Militar (190) - denúncias que envolvam o sossego público, barulho excessivo nas residências durante as celebrações do Ano Novo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Decreto mantém ampliação do horário do comércio até 5 de janeiro

Próximo

Restaurante Popular tem contrato renovado com empresa que fornece refeições

Geral