Em menos de cinco meses, delegacia de Santa Maria já registra 161 crimes de estelionato contra idosos

Em menos de cinco meses, delegacia de Santa Maria já registra 161 crimes de estelionato contra idosos

Foto: Lucas Amorelli (Arquivo Diário)

Crimes de estelionato são os mais registrados contra idosos em Santa Maria

O dia 15 de junho é reconhecido como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos. Conforme levantamento da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria, de janeiro a 15 de maio de 2023, das 650 ocorrências registradas na delegacia, 161 são referentes a estelionato contra idosos, seguido dos crimes de injúria discriminatória, com 23 denúncias, e ameaça, com 95. Casos de abandono, violências física, sexual, psicológica e patrimonial também são registrados.


A delegada Débora Dias, titular da DPICOI, explica que grande parte da violência contra pessoas idosas acontece no ambiente familiar.


– Por isso, muitas vezes, a investigação se torna difícil, porque geralmente a pessoa idosa não vem até a delegacia e as denúncias chegam de forma anônima de quem não faz parte da família – explica.


Como prevenir

Em relação aos crimes de estelionato, a delegada afirma que os idosos devem ter cautela na divulgação de dados nas redes sociais e por telefone.


– São informações que abastecem os criminosos. É preciso ter atenção ao atender ligações de banco ou de criminosos se passando por familiares pedindo dinheiro. São cuidados que a pessoa pode ter para prevenir de ser vítima – afirma Débora.



Aos demais crimes, principalmente os cometidos dentro da família, é preciso conscientização e denúncia.


Como denunciar

O canal para denunciar violações de direitos humanos é o Disque 100 e o 197 da Polícia Civil. O serviço também está disponível pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008. Nos cinco primeiros meses deste ano, no Brasil, o canal recebeu 47 mil denúncias de violência contra idosos, um aumento de 57% em relação ao ano anterior.


Em Santa Maria, a Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância também recebe denúncia pelo telefone (55) 3222-7894.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretário reforça mudança no Restaurante Popular em julho, mas não garante estrutura emergencial para dias de chuva e frio Anterior

Secretário reforça mudança no Restaurante Popular em julho, mas não garante estrutura emergencial para dias de chuva e frio

VÍDEO: carro desgovernado invade padaria e quase atinge criança em MG Próximo

VÍDEO: carro desgovernado invade padaria e quase atinge criança em MG

LEIA MAIS
Geral