Diante de superlotação, Husm define novas restrições de atendimento no Pronto-Socorro

Laura Gomes

Diante de superlotação, Husm define novas restrições de atendimento no Pronto-Socorro

Leandro

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Diante da superlotação, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) definiu novas restrições de atendimento temporário à comunidade. Por meio de uma nota divulgada na última sexta-feira (29), a instituição, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde informaram que, a partir de agora, o Pronto-Socorro (PS) passa a atender somente às situações a seguir:

Pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)Demandas provenientes do Gerint (sistema de regulação de internações hospitalares do Estado)Vagas zero (internação compulsória de pacientes, determinadas pela Central de Regulação do Estado)

A orientação é que pacientes não contemplados pelas condições acima procurem os pronto-atendimentos (PAs) ou as unidades básicas de saúde do município.

Leia mais

Com o pronto-socorro superlotado pela 16ª vez neste ano, HUSM irá atender apenas pacientes encaminhados pelo SAMUCom risco de suspender cirurgias e atendimento a demanda espontânea, Husm deve reavaliar quadro de superlotação do Pronto-Socorro nesta quinta-feiraSuperlotado, Husm decide manter restrição nos atendimentos do Pronto-Socorro, mas retomará cirurgias eletivas

Até esta última decisão, apenas pacientes oncológicos ou encaminhados pelo SAMU estavam recebendo atendimento no Pronto-Socorro (PS) do Husm.

Já com relação às cirurgias eletivas, conforme comunicado na última quinta-feira (28), apesar da superlotação, uma reavaliação do quadro hospitalar permitiu que estes procedimentos fossem retomados no Husm.

Superlotação já ocorreu 16 vezes apenas em 2022

Desde a manhã de 26 de julho, o Husm está com restrição nos atendimentos devido a sobrecarga de pacientes. Esta é a 16ª vez só este ano que o Pronto-Socorro (PS) do hospital enfrenta a superlotação. Na última quinta-feira (28), 44 pacientes permaneciam internados PS, cuja capacidade máxima é de 29 leitos.

Além do Pronto-Socorro (PS), o Husm está com leitos extras na UTI NeoNatal, no Centro Obstétrico e no Centro Cirúrgico/Sala de Recuperação, o que eleva a taxa de ocupação global do hospital para 104%.

Leia mais notícias de Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agosto começa com tempo seco e calorzinho em Santa Maria Anterior

Agosto começa com tempo seco e calorzinho em Santa Maria

Obras no Calçadão: trabalho agora segue nas laterais do local Próximo

Obras no Calçadão: trabalho agora segue nas laterais do local

Geral