Deni Zolin: Parte do prédio da antiga Reitoria também será alugado pela UFSM

Deni Zolin

Deni Zolin: Parte do prédio da antiga Reitoria também será alugado pela UFSM
Prédio está sendo reformado

Deni Zolin, [email protected]

A exemplo do que será feito com o prédio do antigo Hospital Universitário, na Rua Floriano Peixoto, que será alugado, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também vai ceder parte do prédio da antiga Reitoria para a iniciativa privada ou algum órgão público. Segundo o reitor Luciano Schuch, as reformas no edifício seguirão sendo feitas até o final do ano e, em 2023, a previsão é abrir um edital para oferecer alguns andares do prédio para aluguel. Porém, deve ser focado em empresas ou órgãos públicos que já tenham alguma relação com a universidade.

– No prédio da antiga Reitoria, a gestão é da Pró-reitoria de Extensão, é para projetos da universidade para a comunidade. Alguns espaços estão sendo usados, e outros, estão sendo reformados, com reforma da parte elétrica, hidráulica e do telhado. As empresas juniores podem ter sala, vamos ter espaço de coworking para a comunidade. O Orquestrando Arte e as pré-vestibulares Alternativa e Práxis estão tendo aulas lá dentro. Pensamos em parceria público privada, existe a possibilidade de que alguns andares sejam cedidos à iniciativa privada ou pública, vamos fazer cessão de uso para algum órgão público ou privado para, com o aluguel, manter o próprio prédio, pois precisa de portaria, manutenção do elevador – afirmou o reitor Luciano Schuch.

Prédio do antigo Husm pode virar central de clínicas ou centro comercial

Segundo ele, a intenção é que 70% do prédio fique com a universidade e que os outros 30% sejam alugados por meio da chamada cessão de uso. É o mesmo tipo de contrato que a universidade faz com lancherias e restaurantes que funcionam no campus e exploram atividades comerciais para atender a comunidade no campus, com lanches e refeições pagos.

– Vamos verificar quais empresas ou órgãos públicos têm alguma relação com a finalidade da universidade, até para a coabitação mais adequada do próprio espaço – disse o reitor.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ponte do Pedroso, em São Gabriel, é liberada para tráfego após conserto Anterior

Ponte do Pedroso, em São Gabriel, é liberada para tráfego após conserto

Apesar da estiagem, apicultores da Região Central devem colher 200 toneladas de mel Próximo

Apesar da estiagem, apicultores da Região Central devem colher 200 toneladas de mel

Geral