Deni Zolin, [email protected]
A exemplo do que será feito com o prédio do antigo Hospital Universitário, na Rua Floriano Peixoto, que será alugado, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também vai ceder parte do prédio da antiga Reitoria para a iniciativa privada ou algum órgão público. Segundo o reitor Luciano Schuch, as reformas no edifício seguirão sendo feitas até o final do ano e, em 2023, a previsão é abrir um edital para oferecer alguns andares do prédio para aluguel. Porém, deve ser focado em empresas ou órgãos públicos que já tenham alguma relação com a universidade.
– No prédio da antiga Reitoria, a gestão é da Pró-reitoria de Extensão, é para projetos da universidade para a comunidade. Alguns espaços estão sendo usados, e outros, estão sendo reformados, com reforma da parte elétrica, hidráulica e do telhado. As empresas juniores podem ter sala, vamos ter espaço de coworking para a comunidade. O Orquestrando Arte e as pré-vestibulares Alternativa e Práxis estão tendo aulas lá dentro. Pensamos em parceria público privada, existe a possibilidade de que alguns andares sejam cedidos à iniciativa privada ou pública, vamos fazer cessão de uso para algum órgão público ou privado para, com o aluguel, manter o próprio prédio, pois precisa de portaria, manutenção do elevador – afirmou o reitor Luciano Schuch.
Prédio do antigo Husm pode virar central de clínicas ou centro comercial
Segundo ele, a intenção é que 70% do prédio fique com a universidade e que os outros 30% sejam alugados por meio da chamada cessão de uso. É o mesmo tipo de contrato que a universidade faz com lancherias e restaurantes que funcionam no campus e exploram atividades comerciais para atender a comunidade no campus, com lanches e refeições pagos.
– Vamos verificar quais empresas ou órgãos públicos têm alguma relação com a finalidade da universidade, até para a coabitação mais adequada do próprio espaço – disse o reitor.