Demanda por mamografia em hospital de Santa Maria aumenta 50% em outubro

"

A demanda por exames de mamografia aumentou em cerca de 50% neste mês em comparação com outubro de 2014, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Com relação aos outros meses deste ano, a demanda ultrapassa 100%. As informações são da dio Gaúcha Santa Maria.

Com o exame, é possível diagnosticar de forma precoce o câncer de mama e encaminhar a paciente para tratamento, como conta a médica mamografista, Elen Nakano:

– A mamografia é um exame utilizado para o rastreamento do câncer de mama em pacientes assintomáticos. Ela reduz, e isso já está comprovado, em 30% o risco de morte por câncer de mama quando há o diagnóstico precoce – explica a médica.

Ações de prevenção ao câncer de mama marcam o Outubro Rosa em Santa Maria

Em alusão ao Outubro Rosa, o Husm aumentou de 80 para 150 o número de exames de mamografia entre os dias 13 e 27 deste mês. Somando os agendamentos previstos para esta terça, o número de exames prestados sobe para 180.

– Há realmente um aumento no mês em função de campanhas. É bastante divulgada a prevenção e riscos. Neste mês, o aumento foi em torno de 50%.

A comparação é feita com o outubro de 2014, quando foram feitos 120 exames. A oferta foi válida para pacientes de 32 municípios da área de atuação da 4ª Coordenadora Regional de Saúde (4ªCRS).

Como consultar
Conforme o Ministério da Saúde, pacientes acima de 40 anos – ou seja, dentro da faixa etária indicada – ou com sintomas de câncer de mama devem consultar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município onde residem. Depois, o médico que a atendeu solicitará o exame junto à 4ª CRS, que então fará o agendamento no Husm. É tudo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Guilherme Weis, após o exame de mamografia, “uma equipe médica avalia se existe a necessidade de exame ou procedimentos complementares para finalizar o diagnóstico”. “Se for preciso, a paciente fará todos os exames no hospital sem a necessidade de retornar para o posto de saúde para marcar novos procedimentos”, explica.

O exame
Conforme a médica Elen, o exame causa um pouco de desconforto por causa da pressão. Placas comprimem a mama com pressão que vai de 11 até 12 quilos.

– Mas ele é rápido e é um desconforto que é suportável. O benefício supera esse desconforto do exame – diz a médica.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bandidos arrombam agência bancária em Faxinal do Soturno

Próximo

Decoração natalina já enfeita ruas e lojas de Santa Maria

Geral