Campanha da Fraternidade 2023 é lançada em Santa Maria

Campanha da Fraternidade 2023 é lançada em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O arcebispo Dom Leomar Antônio Brustolin apresentou o tema, o lema e os objetivos da campanha

A Campanha da Fraternidade 2023 foi lançada oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas (22), na Casa Papa Francisco, em Santa Maria. Na oportunidade, cerca de 50 pessoas estiveram presentes e acompanharam o evento.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e existe desde 1964. Em todos os anos, um assunto que merece atenção é escolhido pela Igreja Católica para marcar a campanha. Em 2023, o tema é “fraternidade e fome”, e o lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt, 14,16).

No Brasil, a campanha marca a celebração da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Nesse momento, os fiéis são convidados a fazer orações e refletir sobre o tema proposto, assim como a realizar ações que mobilizem a comunidade em torno de quem precisa de ajuda.

Lançamento em Santa Maria

O lançamento começou às 10h, na Casa Papa Francisco, no Centro, e durou cerca de 1h. Em um primeiro momento, os presentes escutaram o hino da Campanha da Fraternidade 2023. Na sequência, o arcebispo Dom Leomar Antônio Brustolin, 55 anos, fez a apresentação do tema, do lema e dos objetivos da campanha.

– Quando foi escolhido esse tema nós estávamos saindo da pandemia e sabíamos que o problema da insegurança alimentar tinha aumentado muito no mundo inteiro e aqui no Brasil. Portanto, a igreja mobiliza do Oiapoque ao Chuí todas as suas comunidades e suas frentes para a consciência da solidariedade para superar ou, pelo menos, para minorar, o problema da fome que é muito grave. A política, a economia e a cultura constatam e percebem o desafio que temos na sociedade hoje, e a igreja também quer fazer a sua parte – afirmou Dom Leomar.

Essa é a terceira vez que a fome é pauta na campanha da Igreja Católica. A primeira vez foi em 1975 (“fraternidade é repartir”) e em 1985 (“repartir o pão”).

– Já é a terceira vez que esse tema volta. Quer dizer que o Brasil é um país que sempre é desafiado pela fome e não consegue fazer bem a sua tarefa para superar isso. Há uma incoerência nisso, se produzimos tanto alimento, como é que tem tanta gente passando fome? É preciso uma nova sensibilidade, nos comprometemos todos com essas populações – ressaltou Dom Leomar.

Após a fala de Dom Leomar, Gerson Gonçalves, 56 anos, coordenador de pastoral e padre da Catedral Metropolitana de Santa Maria, salientou que o trabalho das pastorais é essencial para o desenvolvimento da Campanha da Fraternidade:

– A importância das pastorais é justamente fazer esse trabalho onde encontramos fragilidades. Todas as pastorais promovem a vida e diante de uma campanha que nos desafia a superar a fome, é de suma importância que cada uma mergulhe por inteiro nesse projeto.

Em seguida, cada pastoral presente relatou as ações e trabalhos que estão em andamento. Dentre as presentes estavam a Pastoral da Pessoa Idosa, a Pastoral da Saúde, a Articulação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a Pastoral da Criança, a Federação de Amor Exigente, a Casa Papa Francisco, a Pastoral Carcerária, a Pastoral Afro e do Migrante, a Cáritas, e o Projeto Esperança Cooesperança.

Por fim, em um ato simbólico, Dom Leomar partilhou o pão e ofereceu para as pessoas que estavam presentes.

Partilha do pão entre os presentesFoto: Nathália Schneider (Diário)

Coleta Nacional da Solidariedade

Uma das ações previstas na Campanha da Fraternidade 2023 é a Coleta Nacional de Solidariedade, que deve ocorrer no Domingo de Ramos, 2 de abril. Do total de recursos arrecadados neste dia, 40% será destinado para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB e que atende projetos sociais em todo o Brasil. O restante, 60%, vai permanecer nas dioceses para auxiliar em projetos locais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Incêndio toma conta do beach club Warung, famosa balada de Santa Catarina Anterior

Incêndio toma conta do beach club Warung, famosa balada de Santa Catarina

“Não estou aposentado”, diz Farret sobre o futuro político Próximo

“Não estou aposentado”, diz Farret sobre o futuro político

Geral