Campanha da Fraternidade 2022 é lançada em Santa Maria e tem educação como tema

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Na manhã desta quarta-feira, ocorreu o lançamento da Campanha da Fraternidade 2022, na Escola Marista Santa Marta, em Santa Maria. A solenidade contou com a presença de autoridades da Igreja Católica, da educação e do poder público.

CAMPANHA

A campanha é uma iniciativa da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e existe desde 1964. O tema deste ano é "fraternidade e educação" e o lema é "fala com sabedoria, ensina com amor". A temática surgiu a partir do pacto educativo global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta, o padre faz um chamado para o incentivo à uma educação humanizada.

No mesmo dia de lançamento da iniciativa pela Igreja Católica, o Papa Francisco fez mais um apelo em defesa da paz na Ucrânia, que há uma semana é alvo de uma invasão militar russa.

SANTA MARIA

Apesar da educação já ter sido tema em outras duas edições, em 1982 e 1998, esta é a primeira vez que o lançamento ocorre fora das dependências da Igreja Católica, na Escola Marista Santa Marta.

Boletim confirma mais dois óbitos em decorrência da Covid-19 em Santa Maria

Na abertura da solenidade, estudantes da escola realizaram uma encenação do evangelho. Em seguida, o arcebispo Dom Leomar Antônio Brustolin fez um discurso e ressaltou que a campanha busca envolver toda a sociedade, de forma que conta com atividades práticas ligadas aos setores educacionais de Santa Maria (veja abaixo o cronograma).

- Nós já temos uma história e uma tradição de transformar a realidade de Santa Maria pela educação. Então, o primeiro passo é não perder nada do que já temos consolidado. O segundo passo é avançar. A guerra está mudando tudo, a pandemia mudou tudo e eu não sei se as pessoas já estão conscientes disso. Mas, uma coisa é certa: enquanto nós não concebermos o humanismo integral e solidário, que supere o individualismo, o egoísmo, as vaidades, todos perdem e morrem. A vida depende de uma unidade e de uma conciliação. Precismos juntar todos, crianças, jovens, adultos e idosos, para buscar dias melhores, porque isso é possível. No coração humano existe uma semente de muita bondade, só precisamos fazer ela despertar e germinar - relatou o arcebispo.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Após apresentar a campanha, o arcebispo entregou o texto-base das ideias que permeiam as ações deste ano para os presentes. Entre eles, estava Luciano Schuch, reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

- A educação tem que ser um centro do nosso viver. A Campanha da Fraternidade fala em educação com amor e isso é fundamental para nós. A universidade pretende colaborar e estar presente porque o momento que estamos vivendo é complexo. Precisamos resgatar os jovens para as escolas e incentivar nossos estudantes (da UFSM) a colaborarem nesse processo - afirmou o reitor.

A reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo, também comentou sobre o contexto e a importância da campanha:

- A educação sempre foi necessária. Mas, em uma realidade tão complexa, como a atual, com o engamento de todos, não importando a religião ou a filosofia, a educação sempre vai ser o caminho. Se todos conseguirmos nos entregar de forma mais comprometida nessa relação educacional, toda sociedade sairá ganhando.

Escola João Hundertmark tem duas salas interditadas por conta dos estragos do temporal

Um dos setores ligado à campanha é o poder público. Para outubro já estão previstas atividades em parceria com a prefeitura de Santa Maria. A secretária de Educação, Lúcia Madruga, contou que tem boas expectativas para as ações:

- Este, sem dúvida, é um grande momento para a educação e uma possibilidade que temos de trabalhar juntos para conseguir fazer com que as crianças retornem, possam aprender e tenham um futuro melhor.

A apresentação musical ficou à cargo da orquestra do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti. Por fim, uma aluna fez a leitura da oração da campanha e Dom Leomar encerrou com uma oração coletiva.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

ATIVIDADES PREVISTAS

  • Jornada pedagógica de julho online para educadores de todos os níveis e oferta do curso de pós-graduação Pedagogias do Evangelho e Identidade Católica na Educação, desenvolvido pela Faculdade Palotina de Santa Maria-RS em parceria com a Pastoral da Educação do Regional Sul 3 CNBB
  • Participação na campanha Vem pra escola, da prefeitura municipal, no dia 15 de outubro, no Parque da Medianeira
  • Missa do Dia do Professor na Basílica da Medianeira, no dia 15 de outubro, às 18h

Laura Gomes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em segundo dia de campanha, Central da Solidariedade registra baixa adesão em Santa Maria

Próximo

Previsão é de tempo firme até sexta-feira, mas chuva retorna no sábado

Geral