Com bênção aos motoristas, Santuário do Divino Espírito Santo promove Festa em Homenagem a São Cristóvão

Fotos: Bernardo Abbad (Diário)

Quem passou pela Faixa Velha do Bairro Camobi nesse domingo (15), deve ter se deparado com uma extensa fila de veículos, principalmente caminhões. Tratava-se de uma procissão motorizada, parte da programação da 45ª Festa em Homenagem e Honra a São Cristóvão, o santo padroeiro dos motoristas. A celebração anual é promovida pelo Santuário Arquidiocesano do Divino Espírito Santo (antiga Igreja do Amaral).

No sábado (14) foi encerrado o tríduo, com uma celebração. Já o domingo foi marcado pelo grande cortejo, que saiu às 8h da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, com a imagem de São Cristóvão.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Os mais de mil veículos foram recepcionados pelo Padre Aristeu Pivetta em frente ao Santuário, na Faixa Velha. O pároco abençoou os inúmeros carros, motocicletas, caminhões e seus condutores com água benta e, às 10h30min, celebrou uma missa solene no Santuário do Divino Espírito Santo.

A narrativa católica conta que, por ser de grande estatura e dotado de extraordinária força física, São Cristóvão ajudava as pessoas carregando-as em segurança sobre os ombros na travessia de um rio de águas turbulentas, salvando muitas do perigo da morte. Uma dessa pessoas teria sido o próprio Jesus Cristo. É daí que vem a tradição que associa o santo aos condutores de veículos.


Mais de mil veículos participaram da procissão motorizada na Faixa Velha de Camobi


Conforme o padre Pivetta, a comunidade do Divino é bastante devota de São Cristóvão e as pessoas estão cada vez mais buscando a fé, em todas as dimensões:

– Pela fé, os motoristas vêm em busca dessa proteção e benção para seus veículos mas, sobretudo, para eles mesmos, que são os condutores. Pedimos que as mãos de Deus sejam as mãos dos motoristas e que Ele nos dê sempre paciência e serenidade no transito. Temos a missão de cultivar o dom da fé e fazer com que produza frutos em cada um de nós.

Às 12h, a comunidade participa de um almoço no salão de festas da Paróquia. No cardápio, galeto, risoto, maionese, churrasco, saladas e pão. Também havia uma sortida copa de doces e bebidas. A animação ficou a cargo da banda Doce Desejo.


Membro do Conselho Paroquial, Arthur Bulpo reforça que a benção aos motoristas é realizada há mais de quatro décadas. Ele distribuía adesivos com a imagem de São Cristóvão aos condutores.

– É uma festa muito bonita, o tempo cooperou e o pessoal está se fazendo presente com muita fé, que é o fator principal. A cada ano tem mais pessoas e carros em busca de proteção, até porque o nosso trânsito está cada vez mais violento. 

Um dos motoristas que estava na longa fila de automóveis era o agricultor Eugênio Brutti, de 82 anos. Residindo na Estrada Municipal Silvio Schimmer, em Camobi, há quase seis décadas, ele sempre frequenta as missas de capelas dos arredores. Após a bênção, ele participou da celebração e levou risoto para casa.

– Achei muito bonito. Tenho muita fé e vejo que as pessoas também têm. Elas tem buscado benzer seus carros, ainda mais porque temos muitos acidentes hoje em dia. Pedimos que o nosso santo nos ajude sempre – finaliza.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Show de Jorge e Mateus tem pedido de casamento no palco em Santa Maria Anterior

Show de Jorge e Mateus tem pedido de casamento no palco em Santa Maria

Próximo

"Toda vez que a gente passa por uma experiência assim, a gente revê prioridades", relata pastor Levi ao voltar de Israel para Santa Maria

Geral