A partir desta terça-feira (13), a Câmara de Vereadores de Santa Maria entra em contagem regressiva para esgotar a pauta de votações até 20 de dezembro, já que o Legislativo antecipou a eleição da Mesa Diretora para 22, quando a sessão será convocada somente para a escolha do novo presidente.
Então, a Câmara terá, de hoje até dia 20, só três sessões para votar projetos muito importantes para o município, como o Orçamento para 2023, que é de R$ 1,2 bilhão, as emendas impositivas, e as alterações no Plano Diretor. Aliás, ontem, as comissões especiais encarregadas de analisar regras para condomínios residenciais e rurais e mudanças no Código de Obras e Edificações e na Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário aprovaram os relatórios.
Com isso, as propostas estão aptas a irem a plenário. Entretanto, algumas das alterações devem provocar um debate no Legislativo, especialmente sobre o índice de loteamento em alguns lugares da cidade.Não é recomendável que projetos dessa importância e com consequência para o futuro do município sejam votados na reta final dos trabalhos e a toque de caixa. Isso também vale para Orçamento e suas emendas.