Neste domingo, 18 de abril, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) completa 10 anos de história. Localizada no Santa Maria Tecnoparque (Avenida Pedro César Saccol), a agência atua na articulação de projetos voltados diretamente à comunidade, como o Protagonistas do Futuro que, com apoio da ONU -Habitat, articula a revitalização de ambientes comuns em comunidades vulneráveis, em parceria e com a colaboração dos moradores.
A instituição também coordenou a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento (Ped) do município e do Santa Maria em Dados.
– Em nosso primeiro ano de gestão, percebemos que o Ped era um material muito rico, mas que precisava ser colocado em prática. Identificamos que faltavam pessoas para executar as ideias, ou seja, precisávamos de uma sociedade mais executiva, mais envolvida. Por isso, a partir deste momento, começamos a trabalhar em projetos com envolvimento direto da comunidade – comenta Tiago Martini Sanchotene, diretor- presidente da Adesm.
ESA para Santa Maria celebrar 163 anos
Atualmente, o projeto “Semente do Bem” também é uma iniciativa da Adesm. O objetivo é criar pontos de coleta de resíduos sólidos recicláveis em escolas da região, além de desenvolver materiais informativos e educacionais a respeito do tema.
Fazem parte, ainda, dos planos dos gestores, projetos de robótica e educação financeira para crianças. Além da retomada das atividades do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria.
Obras no Calçadão serão retomadas na segunda
Para os próximos anos, Sanchotene espera mais participação dos santa-marienses.
– No futuro, projetamos um caminho com mais participação social e comprometimento coletivo. Nosso desejo é que, através da Adesm, a sociedade faça parte do desenvolvimento de Santa Maria, e que não apenas deixe essa responsabilidade com as entidades e o poder público – conclui ele.
*Colaborou Gabriel Marques