Vereador de Santa Maria ingressa com ação popular para suspensão imediata de cobrança do pedágio de Palma

Vereador de Santa Maria ingressa com ação popular para suspensão imediata de cobrança do pedágio de Palma

Foto: Beto Albert (Diário)

O vereador Marcelo Zappe Bisogno (União Brasil) ingressou na Justiça com uma ação popular e pedido de liminar para a suspensão imediata da cobrança de pedágio na praça localizada na RSC-287, no distrito de Palma, em Santa Maria. Conforme Bisogno, as solicitações foram feitas na madrugada desta sexta-feira (10), e pedem a suspensão da taxa enquanto a empresa Rota Santa Maria, responsável pela via, não der início às obras de construção da nova ponte na Vila Figueira, em Arroio Grande, caída com as fortes chuvas de abril. A Rota contrapõe (leia abaixo).  

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

O vereador ingressou com a ação na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Santa Maria. Este seria o primeiro ato frente ao seu retorno na Câmara de Vereadores no município, indica o político. Ele cobra a suspensão, visto que a obra da ponte em Arroio Grande não foi entregue, dificultando o acesso e o deslocamento de veículos particulares, da saúde e de empresas, como os supermercados. 

– Nós temos que cobrar da empresa Rota Santa Maria. A ponte na comunidade da Vila Figueira, sobre o Rio Arroio Grande, caiu no dia 30 de Abril do ano passado. Já se passaram nove meses da tragédia, e a empresa Rota Santa Maria seguiu arrecadando na sua praça de pedágio, mas não entregou o serviço. Não temos, até o momento, nenhuma perspectiva de que essa obra será feita, não há nenhum tipo de planejamento. As pontes provisórias que estão lá foram instaladas pelo Exército Brasileiro, com dinheiro público, e a rota Santa Maria segue fazendo a sua cobrança normalmente na sua praça de pedágio – reivindica Bisogno. 


Reveja o vídeo da ponte 


A pedido da comunidade
A cobrança do pedágio de Palma é debate desde sua implementação, em outubro de 2022. O tema é discutido e ganha força a cada reajuste do valor, como foi o caso em outubro de 2024, quando um grupo de moradores protestou às margens do pedágio.  Na época, a comunidade pediu que houvesse a isenção ou que se criasse mecanismos para que os moradores da região, que precisam passar pelo ponto diariamente, tivesse um certo desconto na tarifa. 

Ao conversar com os moradores que passam diariamente pela praça de pedágio, em especial, do Distrito de Palma e Bairro Camobi, Bisogno também pede na liminar, que durante o período de contratação da nova ponte, os moradores na localidade do distrito e moradores no entorno, sejam isentos de pagamentos na praça. 

Relembre


A posição da Rota Santa Maria

A reportagem do Diário questionou a concessionária na manhã desta sexta-feira (10), logo após o anúncio do vereador. Ela respondeu com uma nota. Nela, consta, que até o momento não foi citada na ação popular. Quanto a ponte de Arroio Grande, diz que colaborou com o Exército para a instalação das pontes provisório, e que o projeto para a implementação de uma ponte definitiva passa por ajustes finais. 

Antecipa que o início das obras deve ocorrer nas próximas semanas, e que a nova ponte será construída com uma geometria diferente da antiga, com maiores dimensões, para prevenir a integridade em caso de novos eventos climáticos extremos.


A nota na íntegra

"A Rota de Santa Maria informa que, até o presente momento, não foi citada na Ação Popular mencionada.

A empresa reitera seu compromisso com a transparência e a responsabilidade no cumprimento de suas obrigações contratuais e informa que se manifestará na demanda no momento processual oportuno. Outrossim, esclarece que todos os esforços estão sendo feitos para restabelecer a normalidade e a qualidade dos serviços na RSC-287.


Por consequência das enchentes catastróficas de maio/2024, que resultou no colapso da ponte sobre o Arroio Grande em Santa Maria, bem como outras dezenas de danos ao longo da rodovia, a Concessionária, em colaboração com o Exército Brasileiro, fez a implantação de duas pontes provisórias com o objetivo de liberar rapidamente travessia de veículos sobre o Arroio Grande. Nesse momento, segue em processo de aprovação e ajustes finais o projeto de implantação da ponte definitiva, junto à Secretaria de Reconstrução Gaúcha, com o objetivo de início das obras nas próximas semanas. A nova ponte será construída com uma geometria diferente da antiga, com maiores dimensões, para prevenir a integridade em caso de novos eventos climáticos extremos.

A Rota de Santa Maria reforça seu compromisso de manter o diálogo com as comunidades atendidas, bem como com as lideranças políticas e empresariais da região, e assegura que continuará trabalhando para a plena recuperação da rodovia."

Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro Anterior

Meta tem 72 horas para esclarecer dúvidas do governo brasileiro

Novo golpe: Receita Federal esclarece que não irá cobrar imposto por Pix; entenda as novas regras envolvendo operações acima de R$ 5 mil Próximo

Novo golpe: Receita Federal esclarece que não irá cobrar imposto por Pix; entenda as novas regras envolvendo operações acima de R$ 5 mil

Geral