Santa Maria se aproxima da triste marca de 500 mortes em decorrência da Covid-19. Dados da sexta-feira e do sábado contabilizaram mais 11 óbitos associados à doença, e o total é de 495. O número de pessoas infectadas é de 27.702, o que equivale a quase 10% da população santa-mariense.
LEIA TAMBÉM:Coronavírus fez número de mortes disparar em Santa MariaEm março, 47% dos funerais seguiram protocolos de isolamentoApós perda na família, a memória de Léo foi eternizada na pele do pai e do irmãoA história da mãe que perdeu o filho e do filho que perdeu a mãe
Na atualização do boletim epidemiológico de sexta-feira, foram nove óbitos confirmados. No sábado, foram mais dois. Um deles foi o primeiro no Hospital São Francisco de Assis desde que a UTI foi transformada em uma área Covid, no final de março. A vítima, uma idosa de 79 anos, morreu em 13 de abril. Ela tinha registro de cardiopatia crônica e teve o diagnóstico para Covid-19 em 20 de março. Seis dias depois, ela deu entrada na UTI do hospital.
O outro óbito foi no Hospital Regional. A vítima foi uma mulher de 59 anos com registro de hipertensão arterial. Ela foi internada já na UTI em 29 de março, quatro dias após a confirmação da infecção. A morte aconteceu em 15 de abril.
CASOS CONFIRMADOSDe acordo com o Observatório em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a média móvel de registros por dia era de 74 caso até a última sexta-feira. Entre sexta e sábado, o boletim epidemiológico da prefeitura incluiu 15 novos diagnósticos. Aos finais de semana, contudo, os registros são mais lentos, o que causa represamento de casos.