Foto: Reprodução
Santa Maria se despede, nesta quinta-feira (9), de um dos grandes nomes do radiojornalismo local. Morreu, aos 75 anos, José Derli Vargas, por complicações cardíacas. Ele chegou a receber atendimento no Pronto Atendimento municipal, no Bairro Patronato, mas não resistiu. O velório será realizado a partir das 15h, na capela Araucária do Memorial São Martinho, localizada na Avenida Prefeito Evandro Behr, Bairro Camobi. O corpo dele será cremado às 10h de sexta-feira (19), no Cemitério Santa Rita.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Natural de Santa Maria, Derli fez parte da programação da Rádio Imembuí FM 101.9 por cerca de 25 anos. Atualmente, ele vivia no distrito de Boca do Monte e apresentava o programa Manhãs de Domingo das 6h até as 8h. Nos seis anos que esteve à frente do programa, conquistou ouvintes que semanalmente acompanhavam e interagiam semanalmente.
Ele também trabalhava há mais de 22 anos como criador, produtor e gestor do site Ruralito, dedicado a notícias do meio rural.
Alcides Henrique Zappe, diretor superintendente da Imembuí, descreve o amigo e colega como um profissional detalhista, dedicado, comprometido e criativo. Além do Manhãs de Domingo, Derli também foi apresentador dos programas Imembuí Ponto Final e Imembuí Regional.
— Ele gostava muito de interagir com os ouvintes de manhã, muitos criaram um vínculo além de ouvinte, também de amigos. Ele tinha um grande fã-clube aos domingos pela manhã, pessoas que acordavam ouvindo a rádio esperando o horário do programa.
Derli era uma pessoa ativa nas redes sociais. Uma das últimas publicações foi feita no dia 21 de dezembro, quando publicou um vídeo no Facebook desejando boas festas aos amigos.
Além do rádio, o ele também se destacou na escrita. Foi autor de livros que contam a história de Santa Maria e também de personalidades importantes do município, como Corpo e Alma (em homenagem às mulheres); Memória e Histórias do Futebol Amador em Santa Maria; Secos e Molhados (sobre as empresas e armazéns que já não existem mais no município), Estradas da Vida, entre outros.
O gremista também foi presidente do Jockey Club e da Liga Santa-mariense de Futebol Amador.
Ele faria 76 anos no dia 28 de janeiro e deixa a esposa Clarice, os filhos Maquense, Ana Júlia, Jonatas e Sheron, e os netos Alexandre, Vitor, Lucas, Ana e Breno.
Nas redes sociais, amigos, colegas e admiradores lamentam a morte de Derli. Abaixo, a publicação feita pela Rádio Imembuí: