Como o assunto nos jornais do Brasil ainda é o Exame Nacional de Ensino Médio do Brasil (Enem), resolvi tratar de uma pergunta que surgiu pelas redes sociais: é possível fazer uma faculdade em Portugal usando a nota desta prova?
Sim, é possível!
Existem em Portugal 51 instituições que aceitam a nota do Enem para concorrer a uma vaga no Ensino Superior. O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem a lista atualizada com os nomes das universidades conveniadas com o instituto.
As universidades portuguesas disponibilizam nos seus sites as informações sobre como é feita a conversão da nota do Brasil para o sistema de pontos utilizado em Portugal e tem também o ponto de corte, ou seja, a nota mínima para concorrer a uma vaga.
Uma curiosidade aqui é o curso de Medicina, que tem um sistema de candidatura diferente e, por isso, nenhuma instituição aceita a nota do Enem.
É cada vez maior o número de estudantes brasileiros que vem para Portugal para estudar, seja para fazer a graduação (ou licenciatura como é chamado aqui) ou ainda para cursar especializações e mestrados. Nestes casos, o visto utilizado é o de estudante, válido normalmente pelo tempo de duração do curso.
Uma outra curiosidade é que para estudantes que têm dupla nacionalidade – passaporte português ou italiano, por exemplo – a nota do Enem não pode ser usada para concorrer às vagas das universidades portuguesas. Quem tem cidadania europeia precisa fazer a prova do Concurso Nacional de Acesso que equivale ao Enem. E para fechar o texto de hoje, vale dizer também que aqui todas as universidades são pagas. Mesmo as instituições públicas cobram um valor anual, que se chama propina.