Foto: Divulgação
Imagens do ensaio geral deste sábado (13).
O Integração e Arte Estúdio de Dança vive uma das semanas mais intensas e emocionantes de sua história. Para celebrar os 20 anos da escola, 250 bailarinos se preparam para subir ao palco do Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na terça-feira (16), às 20h, com o espetáculo Acervo - Para Nunca Esquecer de Onde Viemos... Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.
A plateia baixa já está esgotada, e restam ingressos apenas na plateia alta e mezanino. Mais de mil pessoas já garantiram presença em uma noite que promete ser o maior evento já realizado pelo estúdio.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Rotina de ensaios
A preparação para o espetáculo é intensa. São dias de ensaios longos, ajustes de luz e marcações cênicas, tudo para que cada coreografia, entre inéditas e resgatadas de espetáculos antigos, ganhe plena vida no palco. Quem revela como tem sido viver essa rotina é a bailarina Rafaela Bernardi Campos, 21 anos, que integra as modalidades de Jazz e Contemporâneo e dança no estúdio.

— O dia a dia de preparação se torna nossa rotina. Ficamos tão imersas e entregues à dança que tudo fica fácil e leve. Ali estão nossas amizades, nossas risadas, nossos choros dos dias estressantes, nossas fofocas e nossas esperanças. Estamos apenas refletindo em corpo o que nossa alma está sentindo – conta Rafaela.
Para ela, participar do espetáculo de 20 anos é mais que uma apresentação: é um marco.
— A expectativa é enorme. Queremos encantar a plateia e fazê-los sonhar conosco. Dançar no Centro de Convenções da UFSM é um show à parte. Esperamos anos para estar lá e agora que alcançamos isso, não queremos sair nunca mais – comemora.
Uma noite para celebrar o poder da arte
O espetáculo marcará a trajetória do Estúdio Integração e Arte com coreografias que revisitam momentos importantes da escola e também apresentam novas criações pensadas especialmente para a data. No hall de entrada, uma exposição reunirá registros que contam os 20 anos de história do estúdio.
— É um evento gigante. Estamos fazendo um resgate de todos os espetáculos que já fizemos, com coreografias inéditas. Está tudo muito bonito. Já temos quase mil pessoas com ingresso, e queremos que Santa Maria saiba que existe um espetáculo tão grandioso acontecendo aqui – destaca a organização.
Integração e Arte Estúdio de Dança
Durante duas décadas, conquistou mais de 410 prêmios coreográficos nos mais diversos festivais, incluindo o festival da cidade, o Santa Maria em Dança. Contando com aproximadamente 280 alunos, oferecem aulas de dança com metodologia própria que utiliza as técnicas bases de Ballet, Jazz, Dança Contemporânea e acrobacias de ginástica para construir corpos híbridos que se apropriem de diferentes movimentos.
Também oferecem aulas de Danças Urbanas Baby e Infantil, Adulto Iniciante/Intermediário, Turma 60+ e Yoga Funcional.Os bailarinos vivem uma experiência enriquecedora, que transforma para sempre a vida e o futuro de cada artista.
Estão localizados nas dependências do Colégio Metodista Centenário com todas as turmas abertas à comunidade santa-mariense. Rua Dr. Turi, 2003 - Bairro Centro.
Leia mais:
- Shopping Praça Nova promove atividades para celebrar o Natal
- Prefeitura divulga edital de ocupação dos espaços expositivos do Museu de Arte de Santa Maria para 2026
- DJ de Santa Maria apresenta faixa que celebra amor além das crenças