“Tivemos muitos prejuízos, agora é o trabalho de reconstruir”, conta proprietário do Balneário Ouro Verde, atingido pela enchente em Três Barras

Tradicional palco de festivais, acampamentos e lazer em família, o Balneário Ouro Verde passa por uma reconstrução não programada. As águas do Arroio Grande, com as fortes chuvas registradas na Região Central, levaram cabanas, banheiros e churrasqueiras. Assim, parte da estrutura foi danificada e o verde, antes tão presente, deu espaço ao marrom e ao cinza de terra e entulhos. Os prejuízos ainda são contabilizados pelo proprietários que, pouco mais de um mês depois, trabalham para reconstruir o espaço.


​ ​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Adriano Guerra, um dos proprietários, conta que não demorou muito para que o balneário estivesse embaixo d’água. Em 30 de maio, quando as chuvas chegaram de forma intensa na localidade de Três Barras, os pais de Adriano estavam no local. Após dias ilhados no segundo andar de uma cabana, Geraldo e Lourdes tiveram que ser resgatados de helicóptero.

– Eu nunca tinha visto tanta chuva. O pai e a mãe também relatam que foi a maior enchente que eles viram. A água atingiu a nossa altura. Aqui no balneário, causou bastante prejuízo e agora estamos trabalhando para reconstruir – conta Adriano. 

Fundos do Balneário Ouro VerdeFoto: Beto Albert (Diário)

Assim que o acesso foi liberado, a família pôde voltar ao balneário e ver de perto o tamanho dos estragos. O espaço, que antes servia de refúgio para a família e visitantes, não era mais o mesmo. Lixeiras, churrasqueiras, banheiros e duas cabanas foram levadas pela água. Próximo ao Arroio Grande, que fica aos fundos do balneário, árvores caídas e desmoronamentos de terra na encosta mudaram o cenário já conhecido por quem frequentava o Ouro Verde:

– O leito do arroio aumentou bastante, então, vamos precisar readaptar o espaço. Mas faz parte, não tem como ir contra a natureza. Já faz 30 dias que estamos trabalhando para que volte tudo ao normal.

Após a enchente, muitos entulhos ficaram no localFoto: Beto Albert (Diário)


A solidariedade que chega e sai do balneário 

Para a reconstrução, o auxílio vem da família e de visitantes. Adriano conta que turistas ainda procuram o espaço para passar os finais de semana e ajudam como podem: na jardinagem, reconstrução de churrasqueiras e destino de entulhos. Gesto que tem dado ainda mais perspectiva de um recomeço para o balneário, que pretende reabrir de forma oficial em novembro.

Durante todo o mês de maio, o espaço também serviu como um ponto de distribuição de doações na localidade de Três Barras. Adriano conta que ele e a família traziam mantimentos de Santa Maria para auxiliar tantas famílias que foram atingidas pela cheia do Arroio Grande. 

Adriano, um dos proprietários, trabalha na reconstrução do balneárioFoto: Beto Albert (Diário)


Leia também: 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa Civil de Santa Maria realiza retirada de famílias de forma preventiva em áreas do Bairro Km 3 por conta da previsão de chuva Anterior

Defesa Civil de Santa Maria realiza retirada de famílias de forma preventiva em áreas do Bairro Km 3 por conta da previsão de chuva

Presidente do TCE afirma que fiscalização sobre abuso dos preços após o período das enchentes será intensificada Próximo

Presidente do TCE afirma que fiscalização sobre abuso dos preços após o período das enchentes será intensificada

Geral