Defesa Civil de Santa Maria realiza retirada de famílias de forma preventiva em áreas do Bairro Km 3 por conta da previsão de chuva

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Defesa Civil de Santa Maria realiza retirada de famílias de forma preventiva em áreas do Bairro Km 3 por conta da previsão de chuva

Foto: João Vilnei (PMSM)

Agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal estiveram na Vila Bilibio, no Bairro Km 3, nesta sexta-feira (14), para notificá-los sobre a previsão de chuvas intensas para este final de semana em Santa Maria. Os acumulados de chuva podem chegar a 50 mm no sábado (15) e a 110 mm no domingo (16) na região central do Estado. Diante da possibilidade de inundações e deslizamentos de terra na área notificada, as cerca de 15 famílias foram orientadas a sair de suas casas de forma preventiva. Boa parte dessas famílias relatou que iria para a casa de parentes. Mesmo assim, a prefeitura ofertará alternativas de abrigo para quem necessitar.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

– Esse trabalho preventivo está sendo realizado porque o risco ainda é grande devido às rachaduras que foram encontradas na encosta do morro. O objetivo principal é poupar vidas e evitar que se repita o que aconteceu na Vila Canário. A população que deixar suas residências será encaminhada ao Programa Aluguel Social, pois se encontra em uma área de risco – destacou o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos.

Outra ação que será executada pela prefeitura é o bloqueio da Rua Marcone Mussoi, na entrada da Vila Bilibio, no mesmo bairro, com o fim de evitar prejuízos para a segurança da comunidade local.

Além das chuvas, o vento também é motivo de preocupação em Santa Maria no final de semana. No sábado e domingo, as rajadas de vento têm previsão de chegarem a 70 km/h, outro fator que traz o alerta ao município. Para a continuidade da semana, a previsão permanece de chuva para Santa Maria.

Foto: João Vilnei (PMSM)

Risco Geológico

A prefeitura de Santa Maria realizou um levantamento geológico ao longo do mês de maio de 2024 após a ocorrência de deslizamentos decorrentes das chuvas históricas, onde foi possível reconhecer as zonas de instabilidade geológica da Vila Bilibio. O trabalho foi averiguado por meio de monitoramento de áreas suscetíveis a movimentação de massas e as diferentes zonas de ocorrência de instabilidade de encostas.

Como há ocorrência de diversos pontos de deslizamento e de abertura de trincas em diferentes locais, os quais ainda não apresentaram condições de estabilidade geotécnica, inclusive alguns ainda apresentam sinais de movimentação em progresso, foi estabelecido levantamento geológico para avaliação de áreas de risco geológico em encostas do local. As áreas foram classificadas de R1 (de baixo ou sem risco) a R4 (risco muito alto). Dois locais foram identificados com o grau R4 na Vila Bilibio, o que reforça a urgência da retirada dos moradores.

Defesa Civil emite alertas de chuva forte e rajadas de vento para todo o Estado

A Defesa Civil Estadual divulgou nesta quinta-feira (14) dois alertas para a forte chuva prevista para ocorrer durante todo o fim de semana. Os alertas têm vigência de sábado (15) a terça-feira (18). Na Região Central, a instabilidade deve retornar a partir de sábado.

O primeiro alerta é o meteorológico. Segundo a publicação, no sábado, um sistema de baixa pressão, aliado ao fluxo de umidade vindo do norte, favorece a chegada da chuva acompanhada de descargas elétricas em grande parte do Estado. As regiões da Campanha, Sul, Missões e Centro têm chance para queda de granizo e rajadas de vento de até 70 km/hNeste dia, os acumulados devem ficar em torno dos 30 milímetros.

O segundo alerta é sobre as áreas com risco hidrológico, ou seja, com possibilidades de enchentes e inundações. Também dividido em cores para diferenciar a situação de cada região, os avisos variam desde normal, em verde, até inundação severa, em vermelho. Saiba mais detalhes aqui. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo federal lança a campanha Junho Violeta; foco serão ações de combate à violência contra idosos Anterior

Governo federal lança a campanha Junho Violeta; foco serão ações de combate à violência contra idosos

“Tivemos muitos prejuízos, agora é o trabalho de reconstruir”, conta proprietário do Balneário Ouro Verde, atingido pela enchente em Três Barras Próximo

“Tivemos muitos prejuízos, agora é o trabalho de reconstruir”, conta proprietário do Balneário Ouro Verde, atingido pela enchente em Três Barras

Geral