#portodosnós

VÍDEO: Apusm incentiva seus associados a comprarem no comércio local

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Os reflexos da pandemia seguem afetando o pequeno empresário, mas também seguem inspirando atos de solidariedade de entidades que se preocupam com a cidade. É o caso da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), que está organizando um evento de dia dos namorados diferente de todos os outros que já aconteceram. Na impossibilidade de realizar um jantar, a associação vai fazer um drive-thru, onde os associados farão doações de alimentos, em troca de brindes e participação em sorteios.

O vice-presidente, Luiz Fernando Sangoi, conta que essa foi a maneira que a associação encontrou para ajudar a quem precisa, ao mesmo tempo em que oferece algo a seus associados.

- Tivemos que reinventar tudo - conta Sangoi.


SOLIDARIEDADE
De acordo com o vice-presidente, a preocupação em ajudar pessoas que estão em dificuldades veio da difícil realidade que o comércio local enfrenta.

- Estamos passando por uma crise gravíssima de saúde, que está afetando diferentes setores da economia, principalmente o empresário local. A Apusm, como entidade, convida e pede aos associados que usem o nosso comércio. Assim, dá pra manter os empregos e a renda na cidade. Quando a gente consome aqui, a renda se distribui aqui também - fala o professor.

Enquanto uma parte dos trabalhadores tem seus salários garantidos, mesmo com este cenário de isolamento, muita gente precisa trabalhar dia após dia para garantir seu sustento. Foi pensando nisso que a APUSM se aliou a projetos para abraçar o comércio local. O vice-diretor explica:

- Eu acredito que, se cada um fizer sua parte e optar por comprar somente em empresas daqui, já ajuda muito. Eu costumo dizer que, até quem não precisa, que compre do empresário local, para ajudar a manter a nossa economia funcionando. É um bem que, no final, se reflete a todos. É nessa hora que a gente precisa ser solidário e fraterno e pensar no nosso irmão.

LEIA MAIS:

VÍDEO: para presidente da Ajesm, adaptação é a chave para superar a crise
VÍDEO: OAB Santa Maria permanece ativa mesmo durante a pandemia
VÍDEO: 'A CDL é a base de apoio na defesa dos lojistas', fala presidente

A ENTIDADE 
A Apusm nasceu no dia 14 de novembro de 1967, com o objetivo de defender os interesses dos professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), assim como integrá-los por meio de eventos sociais, esportivos e culturais.

Com o passar dos anos, a Apusm foi aumentando seu quadro social até que, atualmente, conta com sócios em diferentes instituições de ensino superior. Tanto de Santa Maria, como de outras cidades do Estado.

Durante o período de isolamento, foram cumpridas todas as orientações dos decretos.

- Nos primeiros dias, nenhum associado poderia vir até a nossa sede. Apenas uma pessoa vinha para fazer os atendimentos telefônicos. Depois, à medida em que os decretos foram autorizando, nós nos organizamos em escalas e reforçamos as medidas de distanciamento e higiene. Agora, mesmo sem a possibilidade de eventos, recebemos os associados que querem cuidar da saúde, frequentando a nossa academia, que está funcionamento por agendamento e com todas as medidas de prevenção necessárias - conta Sangoi.

Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm) 

  • Atuação - defender os interesses dos professores universitários e congregá-los através de eventos sociais, esportivos e culturais
  • Fundação - 1967
  • Professores associados - 3 mil
  • Total de associados - 6 mil
  • Contato - pelos telefones (55) 3221-4856 (principal), (55) 3223-1975, (55) 3026-4856, ou pelo site apusm.com.br/contato
  • Endereço - Av. Nossa Senhora das Dores, 791 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

26 milhões de pessoas ainda podem receber 2ª parcela do auxílio emergencial Anterior

26 milhões de pessoas ainda podem receber 2ª parcela do auxílio emergencial

Mães menores adolescentes podem pedir auxílio emergencial Próximo

Mães menores adolescentes podem pedir auxílio emergencial

Economia