#portodosnós

VÍDEO: OAB Santa Maria permanece ativa mesmo durante a pandemia

Presidente da entidade, Péricles Lamartine da Costa, fala a entidade é uma defensora da cidadania e da advocacia

18.398
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)
Péricles Lamartine da Costa, presidente da OAB desde 2013


Foto: Pedro Piegas (Diário)
Péricles Lamartine da Costa, presidente da OAB desde 2013

Desde 1932, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está instalada com uma subseção em Santa Maria. Ao longo desses 88 anos, a entidade se configurou como uma defensora incansável do direito dos profissionais ligados a ela. Atualmente, a OAB Santa Maria tem 3,2 mil advogados vinculados e, mesmo durante a pandemia de coronavírus, mantém-se ativa, atendendo, inclusive, de forma presencial, mediante agendamento prévio. 


Presidente da seção local da Ordem desde 2013, Péricles Lamartine Palma da Costa, que está no terceiro mandato, ressalta que o apoio oferecido pela entidade aos atuantes do Direito é imprescindível para que a profissão possa ser exercida com a devida liberdade. Zelo pelo correto exercício da função e a fiscalização dos órgãos de Justiça são dois dos tantos braços de trabalho da OAB.

VÍDEO: adaptação foi a receita para manter atividade de ótica

NA COMUNIDADE
Representantes da Ordem participam de cerca de 30 conselhos em âmbito privado e público, como os conselhos municipais do idoso, da criança e adolescência, dos diretos da mulher, do transporte e do meio ambiente. Os cidadãos também podem ter acesso a alguns serviços de orientação, a exemplo de assuntos como violência doméstica e dúvidas sobre a atuação do advogado contratado.

- Se não existisse a OAB, não teríamos, em Santa Maria, a defesa da cidadania e da advocacia da forma contundente como tivemos em vários episódios da história da cidade - diz Péricles.

Entre as atuações marcantes da história da OAB, o presidente destaca os vários momentos de luta pela redemocratização, dos anos 1960 aos anos 1980, o acompanhamento e a fiscalização das eleições locais e a defesa da manutenção do patrimônio público.

A entidade está dividida em 25 comissões temáticas, às quais os advogados podem recorrer caso não consigam exercer a profissão plenamente e se sintam cerceados de alguma forma na sua atividade.

O que você faz #portodosnós?

NOVIDADE
A partir de junho, será instituída uma comissão de acompanhamento do Legislativo, que, de acordo com Péricles, irá apresentar ideias para o poder público que visem, entre outros aspectos, a desburocratização dos processos de produção da cidade. A comissão também irá acompanhar o trâmite de leis na Câmara de Vereadores.

NA PANDEMIA
A OAB foi uma das primeiras entidades a suspender as atividades, para diminuir os riscos de contaminação dos advogados e dos cidadãos atendidos. Na última segunda-feira, os bacharéis em Direito que possuem a carteira da Ordem ganharam outra possibilidade de trabalho.

- Conseguimos que, se for interesse do advogado, o profissional possa ter acesso ao processo físico, digitalizá-lo e, assim, fazer com que ele volte a tramitar - informa.

O presidente diz que há muitos processos físicos parados no momento, mas que os eletrônicos seguem tramitando durante o período de restrições. (Colaborou Rafael Favero)

OAB SANTA MARIA

  • Atuação - Advocacia
  • Fundação - 1932
  • Empregos diretos - 14
  • Advogados vinculados - 3,2 mil
  • Conselheiros - 24
  • Endereço - Alameda Buenos Aires, 323, Bairro Nossa Senhora das Dores
  • Contato - (55) 3026-0201 ou pelo e-mail [email protected]


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190