Mais de 500 mil pessoas receberão a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 na próxima segunda-feira (30). E é a partir desta segunda-feira (23) que o contribuinte pode consultar se está nessa lista. No total, será mais de R$ 1 bilhão, referente ao 5º lote de restituição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Quem recebe
Do valor valor, R$ 435.272.217,34 referem-se ao quantitativo de restituições de contribuintes que possuem prioridade legal. Sendo 11.188 restituições para idosos acima de 80 anos, 75.686 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.731 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 23.180 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, 201.381 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Foram contempladas ainda 106.289 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 86.570 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Leia mais:
- Imposto de Renda 2024: consulta ao 4º lote de restituição está disponível
- Em quatro anos, cortes de carne sobem de 31% a 74% em Santa Maria, aponta levantamento feito pelo Diário
- App permite que MEIs emitam notas fiscais de forma simplificada
Pagamento
A Receita Federal do Brasil (RFB) assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.