Os reflexos da crise continuam impactando os gaúchos. No mês de junho, o Rio Grande do Sul foi o quarto estado brasileiro que registrou mais pedidos de seguro-desemprego. De acordo com dados do Ministério da Economia, foram mais de 41,6 mil solicitações - 25% a mais do que o mesmo período de 2019.
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Conforme a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o número ainda é alto, mas apresentou melhora em relação ao mês de maio, quando o Estado recebeu 66,8 mil pedidos, um recorde na série histórica desde 2011. Esse período também foi o pior em todo o país comparado com os últimos três anos. No Brasil, em maio, foram requeridos quase 1 milhão de pedidos de seguro-desemprego. Nos anos anteriores, as solicitações ficavam na casa dos 600 mil.
Em todo o primeiro trimestre, foram contabilizadas 255.097 solicitações do benefício, de janeiro a junho de 2020 - 29% a mais do que o mesmo período do ano passado.
O PERFIL
Segundo a FGTAS, do total de requerentes do primeiro trimestre, a maioria dos desempregados gaúchos são homens (55,4%). A faixa etária predominante dos beneficiários é da de 30 a 39 anos (31,1%), seguido por pessoas de 40 a 49 anos (20%) e de 18 a 24 anos (19,3%).
Mais da metade (51,5%) tem ensino médio completo, seguido por fundamental completo (13,1%), fundamental incompleto (11,9%) e, por último, superior completo (7%). O salário da maior parte variava de 2 a 3 salários mínimos (36,5).
O setor que mais demitiu, conforme os dados do seguro-desemprego, foram serviços (34,4%), seguido do comércio (27,9%) e da indústria (27,1%).
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COMO SOLICITAR
o seguro-desemprego
é um auxílio aos trabalhadores demitidos sem justa causa. O encaminhamento pode ser feito pela internet após sete dias da dispensa, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo site www.gov.br.
Basta acessar a conta, clicar em "Solicitar seguro-desemprego" e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, será necessário entrar em contato pelo telefone 158.