balanço

RS é o quarto estado com mais pedidos de seguro-desemprego em junho

18.297

Os reflexos da crise continuam impactando os gaúchos. No mês de junho, o Rio Grande do Sul foi o quarto estado brasileiro que registrou mais pedidos de seguro-desemprego. De acordo com dados do Ministério da Economia, foram mais de 41,6 mil solicitações - 25% a mais do que o mesmo período de 2019. 

Servidores estaduais recebem nova parcela da folha de junho nesta segunda

Conforme a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o número ainda é alto, mas apresentou melhora em relação ao mês de maio, quando o Estado recebeu 66,8 mil pedidos, um recorde na série histórica desde 2011. Esse período também foi o pior em todo o país comparado com os últimos três anos. No Brasil, em maio, foram requeridos quase 1 milhão de pedidos de seguro-desemprego. Nos anos anteriores, as solicitações ficavam na casa dos 600 mil. 

Em todo o primeiro trimestre, foram contabilizadas 255.097 solicitações do benefício, de janeiro a junho de 2020 - 29% a mais do que o mesmo período do ano passado.

O PERFIL
Segundo a FGTAS, do total de requerentes do primeiro trimestre, a maioria dos desempregados gaúchos são homens (55,4%). A faixa etária predominante dos beneficiários é da de 30 a 39 anos (31,1%), seguido por pessoas de 40 a 49 anos (20%) e de 18 a 24 anos (19,3%). 

Mais da metade (51,5%) tem ensino médio completo, seguido por fundamental completo (13,1%), fundamental incompleto (11,9%) e, por último, superior completo (7%). O salário da maior parte variava de 2 a 3 salários mínimos (36,5). 

O setor que mais demitiu, conforme os dados do seguro-desemprego, foram serviços (34,4%), seguido do comércio (27,9%) e da indústria (27,1%).

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia

COMO SOLICITAR
o seguro-desemprego é um auxílio aos trabalhadores demitidos sem justa causa. O encaminhamento pode ser feito pela internet após sete dias da dispensa, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo site www.gov.br.

Basta acessar a conta, clicar em "Solicitar seguro-desemprego" e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, será necessário entrar em contato pelo telefone 158.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: empresa de arquitetura ajuda com projetos de hospitais

Servidores estaduais recebem nova parcela da folha de junho nesta segunda Próximo

Servidores estaduais recebem nova parcela da folha de junho nesta segunda

Economia