A Polícia Civil de Santa Maria investiga a morte de uma mulher que havia sido vítima de violência doméstica no começo de junho. A vítima, que era moradora da região sul do município, morreu por volta das 18h40min de quinta-feira (27) no Hospital Regional de Santa Maria.
A mulher, de 47 anos, teria sido agredida pelo companheiro no dia 9, por volta das 5h, em sua residência. O caso foi registrado na polícia.
Conforme a ocorrência, quase três semanas depois, na última quinta-feira, ela buscou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), queixando-se de dores abdominais, náuseas e vômitos. Devido à gravidade do caso, a paciente foi encaminhada ao Hospital Regional de Santa Maria, onde faleceu após seu quadro de saúde evoluir para insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O corpo foi encaminhado para exame de necropsia devido às agressões físicas que ela sofreu. O laudo apontará se a morte teve relação com o episódio de agressão.
A agressão
Segundo o relato da vítima em ocorrência registrada em 14 de junho, cinco dias após ser agredida, a Brigada Militar foi acionada para comparecer ao Pronto Atendimento (PA) do Patronato, onde ela deu entrada devido aos ferimentos sofridos. À época, a mulher relatou aos policiais ter sido agredida fisicamente pelo companheiro e ameaçada na manhã de 9 de junho. Segundo ela, o companheiro mencionou que “trabalhava com um político e tinha influência”, sugerindo que ela poderia “fazer o registro que quisesse”.
A delegada Elizabete Shimomura, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), aguarda o laudo pericial para identificar a causa do óbito. Segundo a delegada, até o momento não é possível afirmar se a morte está relacionada às agressões e se configura caso de feminicídio.