diário nos bairros

Vizinhança reclama da buraqueira e da iluminação no Bairro Pinheiro Machado

Foto: Natália Venturini (Diário)
Canalização não terminada causa alagamentos no bairro

Os moradores do Bairro Pinheiro Machado, em Santa Maria, reclamam que as ruas do local estão há mais de 10 anos sem manutenção. Além disso, garantem que faltam iluminação pública e placas com nomes das ruas e que, sempre que chove mais forte, há alagamentos. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de placas com nomes das ruas
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que o contrato de concessão com a empresa contratada era de 10 anos e já se encerrou. Um novo processo licitatório para escolher uma nova empresa está sendo estudado

- Às vezes, chove por uma hora, mas já é o suficiente para alagar todas as ruas e para a água invadir as casas. Muitos vizinhos já perderam seus móveis. Nós não temos condições de ficar mobiliando a casa duas ou três vezes por ano - diz o radialista Moacir Rodrigues, 51 anos, morador do bairro há duas décadas.

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

Em 2017, depois de enfrentar o aguaceiro dentro de casa por diversas vezes, a aposentada Tereza Margarete de Castro, 59 anos, teve de comprar móveis novos duas vezes. Ela perdeu tudo com as enxurradas. A história é parecida com a do assador Anildo Pinto de Bitencourtt, 63 anos, que precisou colocar proteção nas entradas de casa para que a água não invadisse a residência, e da costureira Luciana do Nascimento, 42, que teve de levantar o solo da residência há pouco mais de um mês, depois de um temporal.

- A água subiu tão rápido que só deu tempo de sair correndo com as crianças. Eu acabei perdendo todos os meus móveis. A correnteza estava tão forte que levou cama, geladeira, terra, pedra, tudo o que estava no caminho - conta a costureira.

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os alagamentos e o forte cheiro da sanga
Segundo o vice-prefeito Sergio Cechin, o município está realizando obras no entorno do Hospital Regional, localizado no Bairro Pinheiro Machado. Quando as obras ficarem prontas, os problemas de alagamentos devem ser amenizados.
Há previsão para o desassoreamento do córrego existente na região, que inclui ruas como a Macapá e Avenida Brasil

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença
Ainda segundo a vizinhança, o serviço de limpeza de ruas e bueiros fica por conta da comunidade e, no verão, o forte cheiro de esgoto e a presença de moscas, mosquitos e bichos peçonhentos incomoda muito.

- Eu moro há 18 anos aqui e, logo que cheguei, não tínhamos tantos casos de alagamentos, a água não entrava nas casas. A vontade que tenho é de me mudar, mas não tenho recursos financeiros para conseguir sair daqui - lamenta Luciana.

Foto: Arquivo Pessoal
Uma das inúmeras cheias enfrentadas pela vizinhança

SEGURANÇA

Outro pedido da comunidade é por mais segurança, já que, conforme os moradores, assaltos à pedestres são constantes.

- Há algum tempo, eu estava indo para o trabalho de manhã cedo, e três meninos me atacaram para me assaltar. Eles estavam armados com faca. Eu consegui fugir e fazer a ocorrência, mas me esfolei e precisei ficar afastado do trabalho - comenta Rodrigues.

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de segurança no bairro
A prefeitura da cidade tem trabalhado em conjunto com as demais forças de segurança pública para amenizar o problema
Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

Outro problema que preocupa é a sujeira em um terreno na Rua Tocantis. O excesso de lixo e o mato alto incomodam a vizinhança tanto quanto a buraqueira das Ruas Macapá, Pantano Grande, Rio Grande do Norte e Avenida Brasil. 

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o terreno baldio, lixo acumulado e mato alto
Uma vistoria será realizada por integrantes da Superintendência de Fiscalização da prefeitura para verificar as condições do terreno. Caso constatada a falta de limpeza, será emitida uma notificação ao proprietário com um prazo de 30 dias para que as devidas providências sejam tomadas. Se a limpeza não for realizada no prazo estipulado, uma multa no valor de R$ 663,08 será gerada.
Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de pavimentação e manutenção nas ruas do bairro
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que, nos últimos seis meses, foram realizadas manutenções em 36 vias do bairro, como patrolamento, empedramento e compactação, que a rede pluvial também recebeu serviços de desobstrução, limpeza de rede e substituição de tampas e grelhas e reformas de caixas coletoras e que a limpeza de áreas verdes e praças do bairro é executada dentro de um cronograma que varia entre 30 e 45 dias

Foto: Natália Venturini (Diário)
Rua Macapá está cheia de buracos, assim como outras do bairro

Segundo Tereza, quando precisa de um médico, encontra dificuldades para encontrar o profissional na Estratégia Saúde da Família Parque Pinheiro Machado.

- Nós temos que marcar um dia para ficar doente, já que nunca tem um profissional para nos atender - lamenta ela.

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de médicos na Estratégia Saúde da Família Pinheiro Machado
A ESF Pinheiro Machado conta com um médico clínico-geral que fica no posto de segunda a sexta-feira pela manhã e às terças e quintas-feiras à tarde faz visitas a domicílio. Os usuários podem agendar consultas no posto de 15 em 15 dias. A ESF também conta com o serviço de acolhimento diário de pacientes não agendados, das 8h às 9h. A unidade de saúde atende de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto

LÂMPADAS NOVAS 
Os moradores reclamam que, à noite, as ruas viram um breu, já que falta iluminação em grande parte do bairro.

- A maioria dos postes está até sem o suporte para colocar a lâmpada. Não fossem as luzes das casas, não enxergaríamos nada na rua - reclama a dona de casa Jucelaine Rocha, 47 anos.
Dois lixões no Loteamento Brenner incomodam moradores
O aposentado Fernando da Silva, 79 anos, reclama que já fez pedidos por lâmpadas, mas que, até agora, nada foi feito.

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de iluminação
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os protocolos abertos estão sendo atendidos conforme cronograma
Um estudo técnico está sendo feito pela prefeitura para a colocação de novas redes e luminárias nem um trecho da Rua Tocantins
O que a comunidade espera que o prefeito resolva neste ano

Reclamações como problemas nos horários do transporte coletivo também são constantes.

O QUE DIZ A ATU
Conforme o gerente operacional, Cristiano Andretta, o bairro conta com mais de cem viagens diárias que são programadas de acordo com as necessidades e demandas de passageiros. Para sugestões e reclamações, a comunidade pode entrar em contato pelo (55) 3027-9001 ou pelo [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Buracos, alagamentos e esgoto são parte da rotina do Bairro Uglione Anterior

Buracos, alagamentos e esgoto são parte da rotina do Bairro Uglione

Sobram buracos e lixos e falta iluminação no Bairro São João Próximo

Sobram buracos e lixos e falta iluminação no Bairro São João

Diário nos Bairros