diário nos bairros

Parque e ruas do Bairro Juscelino Kubitschek precisam de reforma

Foto: Natália Venturini (Diário)
Parque Jockey CLub está destruído. Há entulhos e pichações por todos os lados


O Parque Jockey Club, localizado na Vila Prado, no Bairro Juscelino Kubitschek, sofre com o abandono. Partes do teto e das paredes do local caíram, e o que sobrou está pichado. Há vidro quebrado e espalhado por todo lado, além de lixo acumulado e pedaços de madeiras atirados. E os problemas começam logo na entrada do parque, que está com o muro quebrado e com inúmeras pichações.

Os moradores reclamam que nem metade dos 24 hectares do local são utilizados de maneira a beneficiar a população. Em 2012, a prefeitura de Santa Maria assinou uma ordem de serviço para o início das reformas do local, mas, até agora, só as carreiras foram arrumadas.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a infraestrutura do Parque Jockey Club
A prefeitura irá estudar alternativas de melhoramentos no parque, mas não há prazo para que o espaço passe por reforma. Além disso, o Executivo estuda estabelecer uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Santa Maria para fazer um centro de treinamento dos militares no local e, assim, conseguir um acordo para manutenção do local 

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- As famílias não conseguem aproveitar bem o final de semana aqui. É muito perigoso, não há mais vigilância dos guardas municipais. Quem vem até o parque para passar a tarde não pode esperar anoitecer para ir embora. Muitos crimes já aconteceram aqui - lamenta o morador e presidente da associação de moradores do bairro, Alvino Marcis de Bastos, 55 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de segurança dentro do Parque Jockey Club
Segundo a Superintendência da Guarda Municipal, as rondas são feitas na região, mas devido a volta às aulas, os recursos humanos e de viaturas estão focados nas escolas municipais Adelmo Simas Genro, Martin Lutero, Irmão Quintino e Pinheiro Machado. De acordo com a superintendência, logo que normalizar a situação, as demais rondas serão retomadas. 

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

Ele mora no local há 35 anos, há seis, é presidente da associação e diz não saber mais a quem recorrer para pedir ajuda.

- A gente fica com o sentimento de não poder resolver os problemas, e isso cansa. É ruim não termos apoio dos nossos governantes.

Além disso, muitos animais abandonados circulam pelo parque todos os dias.

Foto: Natália Venturini (Diário)
Entrada do Parque Jockey Club está depredada e com muro quebrado


ALAGAMENTOS 
Outro problema do bairro está relacionado aos alagamentos. Bastos diz que, em dias de muita chuva, o parque fica completamente tomado pela água, que também invade a Rua das Laranjeiras e as casas que ficam no entorno, causando transtornos, perdas e muito prejuízo aos moradores. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os alagamentos no parque e na Rua das Laranjeiras
O Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres do município trabalha no licenciamento das áreas para desassorear a sanga do parque e, consequentemente, da Rua das Laranjeiras. No entanto, ainda não há previsão para o serviço ser realizado. 

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

BURAQUEIRA
Reclamações de buracos também são constantes na Vila Prado. Ruas como Videiras, Pessegueiros e Laranjeiras têm buracos e pedras soltas. No cruzamento das Ruas Mamoeiro com Macieira, não existe sinalização, e, segundo os moradores, vários acidentes já aconteceram em razão disso. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os buracos na Rua dos Pessegueiros e Videiras
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, não existe previsão de manutenção ou pavimentação para a Rua dos Pessegueiros.
Está aberto protocolo para que a Rua Videiras seja inserida no cronograma de trabalho da pasta.

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

- O carro do meu filho ficou destruído nesse cruzamento pela falta de sinalização. O acidente atingiu, também, o muro de uma casa, que ficou detonado e precisou ser reconstruído. Sorte que o seguro cobriu isso também - lembra Bastos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de sinalização entre as ruas das Macieiras e dos Mamoeiros
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, uma vistoria será realizada nas duas vias para verificar as condições de tráfego e, se for constatada a necessidade, as ruas entrarão no cronograma.

Foto: Natália Venturini (Diário)
Rua das Macieiras é uma das que está cheia de buracos e com muitas pedras soltas


POSTES 
Outro motivo constante de reclamação da vizinhança é o problema envolvendo os postes de luz. Muitos ainda são de madeira e estão com a base podre. Além disso, os moradores dizem que, a cada ventania, o bairro inteiro fica sem luz.
O QUE DIZ A RGE SUL Sobre os postes de madeira com base podre
A assessoria de imprensa da RGE Sul fez uma vistoria no bairro e diz que os postes de madeira não oferecem riscos para a comunidade, mas garante que a troca deles por postes de concreto já está prevista no Cronograma de Substituições nos próximos meses.
O QUE DIZ A RGE SUL Sobre a falta de luz em dias de vento
Conforme a assessoria de imprensa da RGE Sul, não foram identificadas constantes quedas de energia elétrica neste bairro.

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

A vizinhança também diz que vários postes têm lâmpadas queimadas.  

- Em razão da escuridão, a falta de segurança é constante. Aqui, se não é meu cachorro cuidando de um lado da casa e um vizinho cuidando do outro, não temos segurança nenhuma - diz a dona de casa Maria Leonida Teixeira de Medeiros, 86, que mora há 68 anos no bairro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de iluminação
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os protocolos abertos para o bairro estão sendo cumpridos no prazo de atendimento de até 72h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Criminalidade e falta de infraestrutura incomodam moradores do Bairro Carolina Anterior

Criminalidade e falta de infraestrutura incomodam moradores do Bairro Carolina

Insegurança e lixo atrapalham moradores do Bairro Camobi Próximo

Insegurança e lixo atrapalham moradores do Bairro Camobi

Diário nos Bairros