diário nos bairros

Buracos em ruas e calçadas atrapalham a vida no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon

Foto: Natália Venturini (Diário)
Rua Pedro Santini tem pedras soltas e muitos buracos. Em dia de chuva, o barro toma conta

Os moradores do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon reclamam da falta de manutenção nas ruas do local que, segundo eles, não acontece há mais de 10 anos. As que estão em pior estado são as Ruas Pedro Santini, Aruera Vermelha, Cássia e a Avenida Perimetral. 

- Eles (a prefeitura) só arrumam as ruas em que o transporte coletivo passa. As outras ficam abandonadas. Isso é uma vergonha - reclama o porteiro Gelson Pedroso Braga, 40 anos, que mora no bairro desde 2003.

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os buracos nas Ruas Aruera Vermelha, Cássia, Pedro Santini, Seringueirai e Avenida Perimentral:
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que as vias recebem manutenção regularmente e que elas estão sempre no cronograma da prefeitura 

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

Ele também é o responsável pela associação de moradores do local e lamenta a falta de infraestrutura. Braga diz que os moradores da Rua Aruera Vermelha precisam caminhar mais de 200 metros para garantir que o lixo seja recolhido, já que o caminhão não consegue descer a via por conta dos buracos. Além disso, ele diz que cavalos e cães são largados à própria sorte na mesma via.

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o caminhão de lixo:
A Secretaria de Meio Ambiente irá realizar uma vistoria no local. Em situações como essa, um protocolo precisa ser aberto pelo telefone (55) 3921-7138 ou no e-mail [email protected] para denúncia ou reclamação.

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os animais abandonados na rua:
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a população deve abrir um protocolo de denúncia na pasta pelos contatos 3921-7138 ou no e-mail [email protected]


Foto: Natália Venturini (Diário)
Pinguela no final da Rua Aruera Vermelha é de madeira e está em péssimas condições de passagem

Ao final da Rua Aruera Vermelha, uma pinguela de madeira, colocada para a travessia dos moradores, está em péssimas condições e não tem guarda de proteção. A sanga que fica embaixo da pinguela não tem uma grande vazão e, em dias de chuva forte, alaga toda a rua e os pátios das casas do entorno. 

O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a sanga na Rua Aruera Vermelha e os alagamentos:
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a sanga sofre com problemas de assoreamento, que estão sendo resolvidos pelo Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres do Município. Não há prazo 

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

Outro motivo de reclamação dos moradores são as grandes valetas localizadas nas Ruas Seringueira e Aruera Vermelha. Quando chove, elas transbordam e prejudicam a passagem.

Foto: Natália Venturini (Diário)
Rua Aruera Vermelha tem vários buracos que causam alagamentos na via

Outro ponto de alagamento constante no bairro é na Avenida Perimetral, próximo ao Residencial Santa Cecília II, onde há uma sanga que está sem a canalização e, em dias de fortes chuvas, vira um aguaceiro.

- Conseguimos uma emenda com o vereador Juliano Soares, o Juba, no valor de R$ 100 mil e estamos esperando que o atual prefeito libere a verba para arrumar o lugar - diz Braga.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a emenda de R$ 100 mil:
A emenda faz parte da Lei Orçamentária Anual 2018, e a prefeitura garante que vai investir o recurso até o dia 31 de dezembro deste ano, mas cabe ao Executivo decidir para qual área será dedicado o investimento 

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

Outra via problemática é a Rua Pedro Parcianello, que está com pedras soltas e buracos. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre as pedras e buracos na Rua Pedro Parcianello:
Conforme a prefeitura, a rua em questão recebeu serviços de manutenção e compactação na semana do dia 19 de março

Também faltam, no bairro, suportes para colocar lâmpadas nos postes ao longo de toda a Rua Aruera Vermelha. Por conta da escuridão, a vizinhança teme os assaltos.

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

- Em uma noite, eu cheguei mais cedo do colégio, e, no outro dia, a vizinha me contou que uma moça tinha sido assaltada um pouco depois de eu chegar em casa. A gente tem que estar sempre se cuidando - lamenta Thiene Mendes Flores, 27 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de suporte de lâmpada:
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o município já providenciou a compra de novas luminárias que devem ser colocadas conforme o cronograma de trabalho da pasta. Não há prazo.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de segurança e assaltos
O município realiza ações de segurança junto à Brigada Militar

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

Também falta a rede de esgoto no bairro, e a vizinhança reclama da falta de estrutura para pontos de ônibus e das más condições dos veículos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de rede de esgoto:
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a rede é de responsabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) que fará a implantação de acordo com seu programa de investimento, após a renovação do contrato com a prefeitura

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

- Às vezes, os ônibus quebram no bairro, às vezes, no Centro e nós é que saímos prejudicados - reclama Braga.
 O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o transporte coletivo e as paradas de ônibus:
A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que os moradores podem entrar em contato com a Ouvidoria do município pelo telefone 156 ou no sitesantamaria.rs.gov.br/secao/ouvidoria para que sejam informados dia, horário e os problemas que aconteceram com o transporte público para que a fiscalização possa verificar os problemas existentes


Foto: Natália Venturini (Diário)
Na Rua Pedro Santini, perto do Residencial Moradas, parte da calçada caiu. Moradores sinalizaram o local para evitar acidentes

Na Rua Pedro Santini, onde está localizado o Residencial Moradas Santa Maria, uma parte das calçadas do conjunto afundou há mais de cinco anos. Para não acontecer um acidente mais grave, os moradores sinalizaram com fios, isolando a área. 


Falta luz e sobra preocupação no Bairro Salgado Filho

- Desde que moro aqui, essa calçada está assim. Quem passa pelo local precisa lugar com os carros e motos na rua - diz um morador que pediu para não ser identificado
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a calçada afundada do residencial:
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos o problema deve ser resolvido com a construtora do condomínio

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Insegurança e lixo atrapalham moradores do Bairro Camobi Anterior

Insegurança e lixo atrapalham moradores do Bairro Camobi

Bueiros entupidos, alagamentos e buracos incomodam moradores do Bairro Dores Próximo

Bueiros entupidos, alagamentos e buracos incomodam moradores do Bairro Dores

Diário nos Bairros