diário nos bairros

A reivindicação é por asfalto e saúde no Bairro Pinheiro Machado

Fotos: Natália Venturini (Diário)
Rua Vereador Alexandre da Cruz é de chão batido e está cheia de buracos. Moradores pedem que seja pavimentada e chamam a atenção, ainda, para a quantidade de animais abandonados no local


Todos os dias, o moradores do Loteamento Bela Vista, localizado no Bairro Pinheiro Machado, precisam enfrentar a buraqueira nas ruas para conseguir ir e vir de casa. Saindo da BR-287 e passando ao lado do Corpo de Bombeiros, já é possível ver que a situação é mesmo precária. A Rua João Lino Preto é de chão batido, e os motoristas precisam de atenção redobrada para cruzar pelo local.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a Rua João Lino Preto
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a rua recebe constantes manutenções, já que é de chão batido. Conforme a secretaria, uma nova manutenção está prevista para julho. 

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

A Avenida Brasil, que dá acesso ao Hospital Regional, também é de chão batido e está cheia de buracos. A via é endereço da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado, cujas calçadas estão estragadas e sem calçamento. Em dias de chuva, os alunos precisam enfrentar o barro para chegar às salas de aula. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a Avenida Brasil e a falta de calçamento na escola
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a via está sendo pavimentada, mas não deu prazo, nem retorno sobre o problema da calçada 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Avenida Brasil está sem pavimentação. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado enfrentam falta de calçamento


A vizinhança reivindica a pavimentação na avenida e em outras ruas do bairro já prevendo o movimento intenso com a abertura do Hospital Regional. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de pavimentação no bairro
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que o bairro é um dos que mais recebeu obras de pavimentação nos últimos anos. A pasta está realizando uma análise para a pavimentação de novas vias, mas não foi informado o que será feito e nem prazo para o serviço. 

Além da falta de pavimentação, também faltam placas em bom estado com os nomes das ruas. As que existem estão enferrujadas ou vandalizadas, o que dificulta a localização dentro do bairro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre as placas de nomes de ruas e a falta de sinalização de trânsito
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que trabalha na elaboração do Termo de Referência para a abertura de um processo licitatório para a instalação de placas com os nomes das ruas e que as placas de sinalização serão vistoriadas pelo Setor Técnico para verificar a demanda. Não foi informado prazo para os serviços

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

Outra reivindicação de parte dos moradores do bairro é a regularização fundiária de uma área ocupada na Rua Engenheiro Adi João Forgiarini.

- Eu já moro aqui há dois anos. Me mudei de São Pedro do Sul para conseguir melhores condições financeiras para a minha esposa e os meus filhos que ficaram lá. Faço bicos e pego todo o trabalho que vier. Aqui nessas terras, eu encontrei um canto para ficar e ganhar a vida - diz o autônomo Arlindo Fialho Doarte, 59 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a reintegração de posse
Conforme a Superintendência de Habitação, o Município é autor de um processo de reintegração de posse da área para fazer a instalação de equipamentos públicos. 

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

O morador acrescenta que a rua em que mora é mal iluminada e perigosa. À noite, ele conta que evita sair de casa, pois tem medo de assaltos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a iluminação da rua
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a via possui iluminação pública com rede de baixa tensão e orienta que os moradores entrem em contato para solicitar melhorias no serviço através dos números (55) 3222-0733 ou 3222-5037.
O QUE DIZ A BRIGADA MILITAR 
O Dário entrou em contato com a Brigada Militar para perguntar sobre a segurança no bairro, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno para os questionamentos.

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

Além disso, há muitos animais abandonados nas ruas do Loteamento Bela Vista.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os animais abandonados
A Secretaria do Meio Ambiente responde que, desde 2017 promove palestras nas escolas da cidade sobre posse e guarda responsável.

Os moradores também lamentam que a Rua Vereador Alexandre da Cruz, outro acesso ao Hospital Regional, não esteja asfaltada ainda.

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

- Tem uma placa ali na rua, que fala sobre a reforma na rua e diz que a previsão de término do serviço era de dois meses atrás, mas a rua está abandonada, sem pavimentação e com muito buraco. Os órgãos públicos simplesmente sumiram dessa obra - relata o mecânico Gilberto Frobose, 53 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o asfalto da Rua Vereador Alexandre da Cruz
Conforme a Secretaria de Estruturação e Regulamentação Urbana, a via não está concluída devido a obras de ações prioritárias no bairro. Não há previsão de término da pavimentação.

Além da buraqueira e da falta de segurança, os moradores também dizem que, na Rua Um, a rede de energia elétrica é monofásica e que o ideal seria que fosse trifásica para garantir o abastecimento.

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

- Já faz mais de um mês que eu peço para a companhia de energia elétrica arrumar a rede aqui no bairro, mas, até agora, nada - reclama Frobose.
O QUE DIZ A RGE SUL
O Diário entrou em contato com a concessionária de energia elétrica, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno para os questionamentos.

Outra reclamação diz respeito aos canteiros da Rua Vereador Alexandre da Cruz, que estão com mato alto e lixos espalhados. Além disso, os moradores dizem que falta de parada de ônibus. Apesar de haver placas indicativas dos pontos onde o transporte para, faltam abrigos para quem precisa aguardar no sol forte ou na chuva.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de parada de ônibus e pontos danificados
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que está buscando alternativas para o problema, já que o município não tem orçamento disponível para esse fim. Não foi informado o que será feito, nem prazo. 

Os moradores do bairro Tomazetti querem segurança

HOSPITAL

A dona de casa Iolanda Severo da Silva, 61 anos, não vê a hora de o Hospital Regional começar a funcionar, já que tem esperança de que, no local, ela e os vizinhos vão encontrar atendimento acessível e de qualidade. Ela mora na Rua Um há 18 anos e acompanha o desenvolvimento do bairro.

- Mesmo com todos os problemas e reivindicações, o que os moradores aqui do bairro mais querem é que o hospital funcione logo. Precisamos muito de saúde - reclama ela.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a abertura do Hospital Regional
A previsão é de que o ambulatório do Hospital Regional deve abrir em 11 de julho.

Falta luz e sobra preocupação no Bairro Salgado Filho

Além disso, os moradores acham que a unidade de Estratégia Saúde da Família do Bairro Pinheiro Machado é um pouco afastada do Loteamento Bela Vista,e, por isso, reclamam que só conseguem agendar as consultas de um mês para o outro.

- Se a pessoa está doente, tem de recorrer ao Pronto-Atendimento (PA) Municipal, no Bairro Patronato, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ou até mesmo apelar para os planos de saúde e pagar por isso - lamenta o mecânico.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os problemas da ESF
A Secretaria de Saúde diz que a agenda médica abre a cada 15 dias, e a de enfermagem está sempre aberta. Além disso, 30% das vagas são reservadas para deficientes e idosos. 

Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto

Telefone Útil no bairro:
Estratégia Saúde da Família Victor Hoffmann está localizada na Rua Distrito Federal, 80. O telefone de contato é (55) 3212-4306

*Colaborou Luan Romero e Tanise Arruda

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Buracos e esgotos incomodam moradores no Bairro Camobi Anterior

Buracos e esgotos incomodam moradores no Bairro Camobi

Sobram buracos e lixos nas ruas do Bairro Rosário Próximo

Sobram buracos e lixos nas ruas do Bairro Rosário

Diário nos Bairros