diário nos bairros

Bueiros entupidos, alagamentos e buracos incomodam moradores do Bairro Dores

Foto: Natália Venturini
Bueiro no cruzamento das Ruas Gentil Maciel e Pedro Londero está entupido e causa constantes alagamentos em dias de chuva

Moradores do Bairro Nossa Senhora das Dores, na região nordeste de Santa Maria, dizem já ter registrado mais de 15 protocolos na prefeitura solicitando que seja desentupido um bueiro localizado no cruzamento das Ruas Pedro Londero com Gentil Maciel. A reclamação é que, em dias de chuva, as casas do entorno ficam com os pátios alagados. 

- Minha casa já inundou três vezes no mesmo ano com o entupimento desse bueiro. Minhas roupas de lã foram todas fora porque apodreceram. Nós ligamos para todos os órgãos, e eles ficam jogando a responsabilidade um para o outro. Precisamos, nós mesmos, limpar e desentupir os bueiros na rua. Logo que eu vim morar aqui, não tinha alagamento assim. Agora, a água, dentro de casa, chega na altura do joelho - reclama a aposentada Leida Maria Felipetto, 66 anos, moradora do bairro há mais de cinco décadas.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o bueiro do cruzamento da Rua Gentil Maciel e Pedro Londero e dos alagamentos:
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a limpeza do bueiro foi realizada recentemente. Mas, de acordo com a pasta, o bueiro fica obstruído devido ao acúmulo de lixo. Esse também, conforme a secretaria, é o motivo dos alagamentos constantes na via

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

Os moradores reclamam, também, que os dejetos deixados em frente a obras na Rua Henrique Abiatti descem com a chuva até a Rua Gentil Maciel e ajudam a obstruir os bueiros. 

- Os responsáveis das construções deixam as sujeiras na frente dos prédios, e a areia desce até a rua. Nós não vemos fiscalização e já fizemos até abaixo-assinado para tentar uma solução - explica a empresária Carmen Maria Segalla, 46 anos, que mora no bairro há 25.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os dejetos das obras na Rua Henrique Abiatti:
De acordo com a Superintendência de Alvarás do município, uma vistoria foi realizada no local em 20 de março e não foram encontrados resíduos na via

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

Os moradores também dizem que, na Rua Henrique Abiatti, não existe rede de esgotos, e os dejetos são depositados todos na Rua Gentil Maciel.  
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de esgoto na Rua Henrique Abiatti:
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a implantação das redes de esgoto cloacal do local faz parte do novo contrato firmado entre a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a prefeitura

Além disso, a Rua Henrique Abiatti e a Pedro Londero estão com paralelepípedos soltos e cheias de buracos. 

- Nós já reclamamos tanto que chega até a desestimular. Só queremos melhorias onde moramos - diz a dona de casa, Islair Fagundes da Silva, 66 anos, que há 44 mora no bairro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os buracos na Rua Pedro Londero e Henrique Abiatti:
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, as ruas são de calçamento irregular e, como a prefeitura está sem calceteiro para realizar as manutenções necessárias no local, não há previsão para que sejam consertadas

Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto

Outro pedido da vizinhança é de pavimentação na Rua Pedro Londero que, segundo eles, já foi solicitado, mas não saiu do papel.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a pavimentação da Rua Pedro Londero:
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, não há previsão para o asfaltamento da via neste semestre

Também na Rua Gentil Maciel, há uma casa abandonada, que acumula lixo.

- Tempos atrás, eu estava varrendo a calçada quando vi um lagarto saindo do pátio. Outra vez, uma cobra entrou no meu pátio. Fora os mosquitos e os outros bichos que aparecem naquele pátio - diz a dona de casa Zila Almeida da Silva, 62 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a casa abandonada na Rua Gentil Maciel:
A Superintendência de Alvarás do município realizou uma vistoria no local e não constatou nenhuma irregularidade

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

COLETA DE LIXO

A vizinhança também reclama que o caminhão do lixo não recolhe todos os dejetos da Rua Gentil Maciel e dos entornos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os lixos não levados pelo caminhão de lixo:
A Secretaria de Meio Ambiente falou que em casos como este, a comunidade precisa abrir um protocolo de atendimento. O contato pode ser feito pelo número (55) 3921-7138 ou pelo e-mail [email protected]

Foto: Natália Venturini
Faixa de segurança precisa de pintura


Outro pedido é de que o quebra-molas e a faixa de segurança da Rua Gentil Maciel sejam pintados.

- Eu e minha filha já cansamos de sair às pressas para socorrer os motociclistas que freiam em cima do quebra-molas e dizem não enxergá-lo de longe porque não está bem sinalizado. Além disso, não tem nenhuma sinalização em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nobrega. As crianças correm perigo, já que muitas atravessam a rua sem faixa de segurança - diz a dona de casa Hilda Nogueira Rocha, 80 anos, que há 40 mora no bairro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a sinalização na Rua Gentil Maciel:
A Secretaria de Mobilidade Urbana garante que a sinalização da rua entrará no cronograma da pasta, mas não deu prazo para a realização do serviço

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

A dona de casa também sofre com o esgoto da rua entrando no pátio e na garagem de casa. Ela diz que o cheiro é insuportável e que, para realizar a limpeza do local, só estando com luvas, sapatos fechados e roupas que, depois, possam ser colocadas fora.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o esgoto que invade a casa de número 222:
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os alagamentos acontecem devido à obstrução dos bueiros. O problema está sendo verificado pela prefeitura.

A vizinhança também garante que a iluminação da Rua Gentil Maciel é quase inexistente e que, por conta disso, muitos assaltos ocorrem à noite. O poste de energia elétrica que ficava em frente à Capela Santo Anjo da Guarda, caiu. Os moradores e a comunidade religiosa já pediram a troca, mas, segundo eles, nada foi feito até agora.

Dois lixões no Loteamento Brenner incomodam moradores

- Em razão da falta de iluminação, eles levam as bolsas e celulares. Já cansei de ouvir os gritos de socorro. Também já derrubaram algumas pessoas em tentativas de assalto - afirma o aposentado Luiz Rossato Crispan, 62 anos, morador do bairro há 36.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de iluminação:
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, as manutenções de energia são realizadas mediante abertura de protocolo pelos telefones (55) 3222-0733 ou 3222-5037 e pelo site. Não foi informada previsão para que o problema seja resolvido
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta do poste em frente à igreja:
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o poste estava em uma rede irregular e que não faz parte do fornecimento de energia da RGE Sul

Além dos bairros, quatro distritos de Santa Maria contam com novas pracinhas

Além disso, os moradores dizem que só existem três horários de ônibus pela manhã e três pela tarde. Eles também contam que a linha só faz o sentido bairro-Centro e que os abrigos e placas das paradas são inexistentes.

- Aqui no bairro, nós só vamos para o Centro. Não tem ônibus para voltar para casa. Eles (empresa de transporte coletivo) acham que nós moramos lá, que não precisamos voltar para casa e que só utilizamos os horários do início da manhã e da tarde - lamenta Leida.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre as paradas, placas e horários de ônibus:
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que analisará a situação, por meio do setor de transportes, para verificar as necessidades dos horários do transporte coletivo no bairro z Ainda de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, não há previsão de instalação de placas e pontos de ônibus no bairro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Buracos em ruas e calçadas atrapalham a vida no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon Anterior

Buracos em ruas e calçadas atrapalham a vida no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon

Buracos, alagamentos e esgoto são parte da rotina do Bairro Uglione Próximo

Buracos, alagamentos e esgoto são parte da rotina do Bairro Uglione

Diário nos Bairros