diário nos bairros

Buracos, alagamentos e esgoto são parte da rotina do Bairro Uglione

Foto: Natália Venturini (Diário)
Rua Conselheiro Pereyron, que dá acesso ao bairro pela Avenida Hélvio Basso, está esburacada

A Rua Conselheiro Pereyron, no Bairro Uglione, está cheia de buracos e paralelepípedos soltos. Os moradores que ingressam na via pela Avenida Hélvio Basso precisam redobrar cuidados para não ter prejuízos com os veículos. 

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre os buracos na Rua Conselheiro Pereyron
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a rua tem um desnivelamento que deve ser arrumado em maio. A manutenção dos paralelepípedos não está sendo feita por falta de profissionais

Foto: Natália Venturini (Diário)
Caminhões pesados passam constantemente pela Rua Conselheiro Pereyron. Situação causa muitos buracos na via

Cansados, os moradores taparam parte dos buracos, mas o esforço não resolveu o problema, já que veículos pesados costumam trafegar pelo local. 

- Essas máquinas são da obra de um mercado aqui perto. Eles cruzam direto aqui na rua e, a cada dia, os buracos ficam maiores, já que eles carregam toneladas em cima dos caminhões. Não sabemos a quem recorrer - desabafa o morador e prestador de serviços Maurício Soares de Menezes, 41 anos.

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre o maquinário
A Secretaria de Mobilidade Urbana do município diz que não tem um peso limite para veículos nesta via

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

De acordo com os moradores, a rua é um desvio importante para o trânsito quando a Avenida Hélvio Basso está congestionada.

Porém, no local, não há vestígios de asfalto, nem de manutenção. Para ingressar nas ruas laterais do bairro e evitar a buraqueira, muitos motoristas acabam passando por cima das calçadas, que também deixam muito a desejar.

- A gente já foi reclamar, pedir e falar na prefeitura, mas parece que nada acontece. Parece que nos deixaram esquecidos depois que montamos o Bairro Uglione e deixamos de ser do Bairro Urlândia - diz Menezes.

A poeira intensa da Travessa Cinco também causa muitos transtornos para os moradores, já que as casas precisam ficar fechadas dia e noite.

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre a poeira na Travessa Cinco
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que, no momento, não há previsão de obras de asfaltamento ou calçamento no local

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

Outra reclamação constante dos moradores é a falta de limpeza de bueiros e esgotos do bairro. Conforme eles, as redes cloacal e pluvial não foram terminadas no bairro. Alguns bueiros estão abertos e oferecem riscos para quem utiliza a via.

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre a rede de esgoto não terminada
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o bairro não conta com rede de esgoto cloacal. O local conta com rede pluvial, que é de responsabilidade de quem constrói os loteamentos

- Fazia mais de um ano que o bueiro em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Weinmann estava aberto. Toda a comunidade pediu alguma providencia, já que os nossos filhos e netos estudam lá. Depois de muito tempo, a prefeitura resolveu fechar - conta o eletrotécnico aposentado Walter Luiz Bortoluzzi, 62 anos.

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre o bueiro em frente à Escola Francisca Weinmann
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que não há protocolo solicitando o conserto

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

Outra preocupação de quem passa a pé pela rua é do poste de madeira, localizado em frente à casa de número 99. Ele está com a base oca, e a madeira está apodrecendo com o tempo.

- Até os funcionários já pediram a troca para a companhia de energia, mas, até agora, nada foi feito. Parece que estão esperando alguma coisa acontecer - diz Menezes.

O bairro também não têm placas com os nomes das ruas, não há área de lazer, e o posto de saúde que fica mais perto é o Estratégia Saúde da Família do Bairro Urlândia.

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre a falta de placas e de uma área de lazer
O contrato de concessão com a empresa contratada para fornecer placas de identificação era de 10 anos e já foi encerrado, conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana. O município trabalha no processo para abrir uma nova licitação, mas ainda não tem data
Segundo a prefeitura, a comunidade tem à disposição as áreas verdes da Praça Ary Cechella, no Bairro Duque de Caxias, e a Praça Estado da Palestina, no Bairro Nossa Senhora Medianeira. Ambas receberam brinquedos recentemente

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

Para chegar à unidade, idosos, crianças e doentes precisam atravessar a Avenida Hélvio Basso e se deslocar, muitas vezes, a pé, até o local para consultas e curativos. Outro problema enfrentado pela vizinhança é a falta de agentes de saúde.

- Já faz dois meses que a agente de saúde não passa aqui no bairro. Se meus filhos não tivessem condições de pagar uma cirurgia do apêndice para mim, não sei o que teria acontecido comigo, já que não podemos contar com o Sistema Único de Saúde - lamenta a pensionista Terezinha Maciel Vargas, 76 anos, que mora há mais de cinco décadas no bairro.


O QUE DIZ A PREFEITURA sobre o posto e o agente de saúde
Conforme a Secretaria de Saúde, no momento, não há previsão de uma unidade no local, mas o bairro conta com a Estratégia Saúde da Família Santos e a Unidade Básica de Saúde Oneyde de Carvalho. Ainda de acordo com a pasta, no momento, não há previsão para o retorno do agente comunitário de saúde ao bairro 

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre os acidentes na Avenida Hélvio Basso
Está no planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana a instalação de equipamentos para a redução da velocidade e de acidentes, mas não há previsão de data

Foto: Natália Venturini (Diário)
O Beco da Sanga, de acordo com os moradores Terezinha e Menezes, alaga sempre que chove mais forte

Conforme a pensionista, a via em que ela mora, que não tem nome, deveria ser calçada com paralelepípedos, mas não é.

- Além de a nossa rua não ter saída, ela ficou conhecida como Beco da Sanga e faz anos que não recebe uma manutenção - reclama ela.

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre o Beco da Sanga
A Secretaria de Meio Ambiente fará uma vistoria no local. A pasta acredita que o cheiro ruim seja originário do descarte irregular de esgoto e que os alagamentos ocorrem pelo despejo de resíduos de forma inapropriada. A pasta orienta a população a verificar a situação de suas fossas e filtros e a fazer a manutenção do local, caso necessário

Dois lixões no Loteamento Brenner incomodam moradores

Terezinha diz que, em dias de chuva, a água da sanga sobe e alaga todas as casas da rua levando animais peçonhentos, ratos, baratas e lixo, além do cheiro ruim, que virou parte da rotina.

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre os alagamentos
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o alagamento se dá em razão do assoreamento da sanga que passa na região. Descarte de lixo e construção de casas de forma irregular no local também agravam a situação. A pasta está fazendo o desassoreamento de vários locais e não tem previsão para o bairro

Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto

Além disso, os moradores também sofrem com a falta de linhas de transporte coletivo e com a pouca infraestrutura das paradas de ônibus.

- O ponto de ônibus que ficava em frente à revenda de automóveis já foi chumbado umas cinco vezes. Sempre que tem Vento Norte, ele voa. Aí, até resolverem o problema, os moradores ficam no tempo - fala Menezes.

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre a falta de ônibus e de abrigos
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, no momento, não há recursos para a aquisição de novos abrigos. Em relação à falta de linha de ônibus, a pasta informou que as linhas Urlândia, Santos, Passo das Tropas, Minuano, Capivara, Pau a Pique e Lorenzi fazem o itinerário do local. Já para as áreas distritais, as linhas Santa Flora e Passo do Verde estão disponíveis para a comunidade

As informações sobre os bairros podem ser enviadas para [email protected] ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bueiros entupidos, alagamentos e buracos incomodam moradores do Bairro Dores Anterior

Bueiros entupidos, alagamentos e buracos incomodam moradores do Bairro Dores

Vizinhança reclama da buraqueira e da iluminação no Bairro Pinheiro Machado Próximo

Vizinhança reclama da buraqueira e da iluminação no Bairro Pinheiro Machado

Diário nos Bairros