diário nos bairros

Alagamentos são comuns no Bairro Urlândia, na região Sul da cidade

Foto: Natália Venturini
Parte da sanga corre a céu aberto e parte é canalizada, mas entorno da tubulação tem muito lixo

Os moradores da Vila Tropical, no Bairro Urlândia, na região Sul de Santa Maria, sofrem há anos com vários problemas de infraestrutura. Dentre eles, está uma sanga que, em dias de muita chuva, transborda, alagando ruas e residências. A vizinhança reclama que a tubulação colocada no local não dá vazão para a água e, por isso, os alagamentos são frequentes. No entorno da sanga, há muito lixo acumulado como sofás, camas, geladeiras, sacolas plásticas, pedaços de zinco e galhos de árvores. Tudo isso transborda junto da sanga, que corre a céu aberto, invadindo as casas dos moradores e danificando roupas, móveis e moradia.

- Em dias de alagamento, não conseguimos nem passar pela rua. Qualquer chuva alaga tudo - lamenta o comerciário Altamir Trindade Stock, 52 anos.

A Rua Gildo de Freitas é uma das que mais sofre com os alagamentos. Moradores tiveram até que fazer reformas para não ter mais prejuízos.

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

- Eu moro há quase 40 anos aqui e sempre tive problemas com os alagamentos. Meu assoalho de madeira apodreceu várias vezes, e a enxurrada atingia mais de um metro de altura dentro de casa. Eu também já coloquei concreto no chão para não afundar mais e aterrei todo o meu terreno com pedra. Tive que levantar e aumentar minha garagem - diz o aposentado Luiz Francisco Amadori, 60 anos.

O aposentado Ildo da Silva Rodrigues, 53 anos, mora há mais de uma década na Vila Tropical e conta que já precisou refazer o muro de casa.

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

- Em dias muito quentes, não podemos sentar aqui fora para tomar um mate ou conversar. O cheiro de esgoto é insuportável. Isso sem falar na presença de mosquitos, ratos e baratas. Meu muro já está rachado e precisamos fazer um buraco para dar vazão à água - explica ele.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a sanga e suas consequências aos moradores
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, para resolver os alagamentos, é necessário envolver projetos de regulação fundiária e licenciamento ambiental e de infraestrutura. Ainda de acordo com a pasta, devido a construções irregulares que existem no local, não há como entrar com máquinas para realizar a limpeza e o desassoreamento das imediações;
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a tubulação existente no local dá vazão à água, mas a grande quantia de lixo acumulada na tubulação provoca a obstrução desses canos. 

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

Constantes reclamações também dão conta da falta de placas e de sinalizações horizontais nas vias. Além disso, faltam paradas de ônibus e sinais que indiquem onde ficam os pontos.

- Quem precisa utilizar o transporte urbano e que não é daqui da região se perde. Além disso, acabamos ficando na chuva ou calor esperando o ônibus passar - reclama o funcionário público aposentado Paulo Roberto Aguiar Rodrigues, 56 anos, que, há 24, mora no bairro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de sinalização, de placas e de paradas de ônibus
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, os locais que deveriam conter as sinalizações passarão por uma vistoria, mas sem prazo para o serviço.
Ainda segundo a pasta, as demandas para placas e paradas de ônibus já estão no cronograma da prefeitura, mas não há data para o serviço ser executado.

Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto

Os moradores reclamam que a Corsan parou as obras de implantação de rede de esgoto no local.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre as obras paradas da Corsan
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o cronograma de trabalho segue normalmente

Além disso, a Estratégia Saúde da Família Urlândia funciona na casa de um morador que pediu a residência de volta.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a troca de sede da ESF Urlândia
A Secretária de Saúde diz que a ESF Urlândia foi contemplada com uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e ficará localizada em um terreno junto da Escola São Carlos. Não há prazo para a mudança

Dois lixões no Loteamento Brenner incomodam moradores

Buracos e as pedras soltas nas vias também são problemas. As Ruas Caracaraí e Raul Machado Soares estão praticamente intransitáveis.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a os buracos
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a demanda será incluída no cronograma de trabalho. Não há previsão para o serviço

Foto: Natália Venturini
Esquina das ruas Caracaraí e Raul Machado Soares está tomada de buracos e pedras soltas


Além disso, um terreno baldio na Rua Caracaraí está com lixo acumulado e mato alto.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o lixo em terreno baldio da Rua Caracaraí
Conforme a Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, será realizada uma análise para verificar a situação do terreno na Rua Caracaraí e, depois disso, uma notificação será entregue ao proprietário para que o mesmo limpe e deixe o terreno em ordem no prazo de 30 dias

O que a comunidade espera que o prefeito resolva neste ano

E a vizinhança também reclama que quedas de energia elétrica são constantes.

- Já realizamos inúmeros pedidos para a companhia elétrica, mas nada é feito. As quedas ficam constantes durante o dia. Já tivemos vários eletrodomésticos queimados e não fomos ressarcidos. A RGE Sul chegou a vir na rua para fazer uma análise e ficou de nos retornar o laudo técnico em 30 dias. Dessa promessa, já faz três meses. E, até agora, nada - lamenta Rodrigues.
O QUE DIZ A RGE SUL Sobre as quedas de energia
A assessoria de imprensa da RGE Sul diz que uma equipe foi ao local e corrigiu o problema de conexão

*Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moradores do Bairro Passo D'Areia enfrentam a falta de abrigo para esperar ônibus Anterior

Moradores do Bairro Passo D'Areia enfrentam a falta de abrigo para esperar ônibus

Criminalidade e falta de infraestrutura incomodam moradores do Bairro Carolina Próximo

Criminalidade e falta de infraestrutura incomodam moradores do Bairro Carolina

Diário nos Bairros