diário nos bairros

Buraqueira e sanga causam transtornos à vizinhança do Bairro Patronato

Foto: Natália Venturini (Diário)
Sanga passa perto de residências do bairro e fica em um terreno que está cheio de lixo e de mato alto


O Parque Residencial Padre Caetano está localizado no Bairro Patronato, zona centro oeste de Santa Maria. A cuidadora de animais Soneide Correa Luz Motta, 55 anos, mora na região há mais de uma década e diz que o local é bom de morar, mas com a ressalva de que nem tudo são flores na vizinhança. 

- Nós enfrentamos alguns problemas, como buracos nas ruas, falta de paradas de ônibus, insegurança, sanga que transborda em dia de chuva. Além disso, convivemos com a insegurança - lamenta ela.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de sinalização nas ruas
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que seu setor técnico fará uma vistoria no local para ver a necessidade de realizar o serviço no local. Não foi informado prazo. 

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

Moradores do bairro há mais de 30 anos, um casal que têm comércio no local e pediram para não ser identificados, reclamam que a sanga que fica atrás da casa onde vivem é cheia de mosquitos, ratos e baratas e solta um odor muito intenso, sobretudo, nos dias quentes.

- Há dias em que não podemos ficar dentro de casa por conta dos venenos que colocamos para combater esses bichos.Quando a sanga transborda, o cheiro fica pior ainda. Não sabemos mais a quem recorrer - diz a moradora.

No entorno da sanga, há muito lixo atirado. Geladeira, sacolas plásticas, restos de televisores, galhos e lixo doméstico fazem parte do cenário do local. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a sanga que passa perto do Cemitério Ecumênico Municipal
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, um processo de fiscalização será aberto para analisar se as residências no entorno do curso hídrico estão corretamente ligadas à rede coletora de esgotou ou se elas contam com sistema alternativo de tratamento. Não foi informado prazo para o serviço. 

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

Além disso, o mato alto esconde perigos para quem utiliza a Rua Samuel Kruschim.

- Um dia desses, passei por lá para ir ao médico, à tardinha, e um homem saiu do matagal com uma faca e foi me seguindo até o consultório, quando eu cheguei lá, entrei rápido e vi que ele passou olhando para dentro do consultório. Fiquei com medo e já não passo mais por aquela rua - diz Soneide. 
O QUE DIZ A BRIGADA MILITAR Sobre a insegurança
O Diário entrou em contato com o comando da Brigada Militar, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

Ainda no que diz respeito à insegurança, os moradores reclamam que a guarda municipal faz rondas pelo bairro apenas durante o dia, mas não à noite. Além disso, a vizinhança reclama que não pode usar a Praça Reinaldo Fernando Cóser depois das 18h. 

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- Na pracinha e na academia da praça, fica muita gente usando drogas e fazendo arruaça. Nós ficamos prejudicados, já que não podemos usar o local para lazer e prática de exercícios físicos. Eles ficam cuidando as casas e as pessoas que passam muito perto da praça. Ameaçam a gente e até perseguem os vizinhos. Quando fico sozinha, preciso estar sempre com as grades de casa fechadas - diz uma moradora, que pediu para não ser identificada.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a guarda municipal
A superintendência da Guarda Municipal diz que o efetivo da Guarda está reduzido, mas que, mesmo sem a ronda noturna, o bairro não está desassistido. 

Outro morador reclama que nada é feito pelos órgãos públicos, mesmo com muita reclamação da vizinhança por conta da insegurança no bairro.

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

TRANSPORTE
Os moradores dizem, ainda, que, além da falta de paradas de ônibus, os poucos horários do transporte coletivo também são um problema para quem depende do transporte público.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de parada do ônibus
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, no momento, não há recursos para a aquisição de novos abrigos de ônibus. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de horário de transporte coletivo
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, os fiscais de trânsito farão uma vistoria para ver a necessidade de mais horários no bairro. Não foi informado prazo. 


Foto: Natália Venturini (Diário)
Rua Samuel Kruschim é uma das que está em piores condições, com buracos que pioram em dias de chuva


Outro problema que incomoda os moradores é a buraqueira que toma conta das ruas dos Cravos, das Orquídeas e Samuel Kruschim.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a buraqueira das ruas Samuel Kruschim, dos Cravos e Orquídeas
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que os problemas apresentados nas vias são em decorrência da falta de calceteiros e não há previsão para o conserto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Medo de desabamentos e rua cheia de buracos incomodam moradores da Vila Bilibio Anterior

Medo de desabamentos e rua cheia de buracos incomodam moradores da Vila Bilibio

Moradores enfrentam esgoto à céu aberto e falta de paradas na Chácara das Flores Próximo

Moradores enfrentam esgoto à céu aberto e falta de paradas na Chácara das Flores

Diário nos Bairros