Foto: Divulgação
O curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN) já destinou cerca de 2 mil peças íntimas infantis e adultas para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Desde o início de maio, a campanha, mobilizada por professoras, alunas, técnico-administrativas e costureiras voluntárias, está trazendo mais conforto e dignidade para as famílias que perderam tudo em razão da catástrofe climática.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
— Hoje, após a materialização das ações do curso acerca das enchentes do estado, eu reforço: nunca é ‘só uma roupa’. É humanização, é inclusão, é empatia, é amor. São valores intangíveis materializados no tangível, que são os produtos de moda, neste caso, peças íntimas — afirma a docente da UFN, Caroline Manucelo Colpo.
A campanha começou com dois objetivos: confeccionar peças íntimas (calcinhas, sutiãs e cuecas) e arrecadar recursos para cobrir gastos da produção e adquirir itens emergenciais. Até o dia 12 de junho, o grupo fez a confecção de 900 itens e reuniu mais de R$15 mil em doações.
Ao longo do tempo, parcerias também foram surgindo. Cerca de 1,5 mil peças foram adquiridas a preço de custo no Atacado Paradouro. Os detentos da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) passaram a ajudar na produção. A Receita Federal destinou mais de mil peças apreendidas, como calças de moletom, cuecas, shorts e moletons, que foram descaracterizadas e doadas.
— É um processo de ensino aprendizagem que deve ter continuidade para nossos alunos desenvolverem um olhar sensível e crítico enquanto futuros designers. É preciso fazer uma moda com mais humanidade, mais plural, e mais inclusiva.
Até o momento, as doações foram encaminhadas para cinco locais.
Em Santa Maria, dois espaços que foram abrigo receberam, como a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho e a Paróquia Nossa Senhora Medianeira, além de moradores do bairro Campestre. Na Quarta Colônia, também foram encaminhas peças íntimas para os municípios de Agudo e Nova Palma.
*com informações da Assessoria de Comunicação (ASSECOM) da UFN