diário nos bairros

Principal rua do bairro Carolina está cheia de buracos

Da Redação

Foto: Natália Venturini (Diário)
Via principal da Vila Carolina está tomada por buracos

Moradora há 50 anos do Bairro Carolina, na vila de mesmo nome, a aposentada Maria Arisileta da Rosa, 75 anos, diz que o local pouco se desenvolveu desde quando ela mudou para lá, na região norte de Santa Maria. O bairro enfrenta problemas como falta de limpeza na rua, buraqueira e alagamentos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de limpeza nas ruas da Vila Carolina
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o município realiza a limpeza sempre que identificada a necessidade 

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

A Rua Fernandes Vieira, principal do bairro, está cheia de buracos. Os motoristas precisam desviar de um, mas já caem em outro. Os taxistas já não querem passar pelo local, assim como, o transporte coletivo já não passa na rua.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a buraqueira na Rua Fernandes Vieira
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a via já consta na lista de ruas para a recuperação da pavimentação 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o transporte coletivo não passar mais na rua principal da Vila Carolina
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a via já está na relação para receber os serviços de manutenção. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana conta que aguarda o reestabelecimento das condições de tráfego para retomar o itinerário do ônibus na mesma via 

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

- Tenho problemas de locomoção, e isso piora ainda mais para eu chegar até a escola. E tem um ponto de ônibus na esquina de casa - diz uma senhora, que mora há 36 anos no bairro e que não quis se identificar.

Outra reclamação a respeito da via é em relação ao cruzamento das ruas Fernandes Vieiras e Rui Barbosa.

- Vários motociclistas já se acidentaram nesse cruzamento. Dentro de casa, escutamos os barulhos e ficamos assustados. O ideal seria que tivesse um semáforo no local, já que a placa de "pare" fica muito baixa e encoberta pelas árvores da esquina - diz a dona de casa Elisiane Strahi, 36 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os problemas do cruzamento das ruas Fernandes Vieira com Rui Barbosa
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que a via não atende aos critérios técnicos que demonstram a necessidade do mesmo .
Já sobre a vegetação alta, a pasta fala que fará um trabalho junto da Secretaria de Meio Ambiente no local. 

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

Ela e o marido, o pedreiro Solano Silva dos Santos, 41 anos, moram há quase 20 anos no bairro e contam que, em dias de chuva, os alagamentos na rua são constantes.

- Eles (políticos) vêm no bairro só em época de eleição. Depois, nos abandonam. Não vemos investimentos e ninguém para arrumar nossa rua, que está um caos - lamenta o pedreiro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os alagamentos na Rua Fernandes Vieira
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, as redes pluviais vem recebendo manutenção na tentativa de evitar possíveis alagamentos 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Ruas Barão do Triunfo e Fernandes Vieira com desníveis, o que prejudica o tráfego de veículos

CRUZAMENTO PERIGOSO
Além disso, outro cruzamento, das ruas Fernandes Vieira com Barão do Triunfo, causa grandes transtornos:

- Os moradores é que colocam cascalhos e pedras nos buracos para amenizar a situação. Se não é assim, ninguém faz nada por nós - diz uma senhora, que mora há sete meses na Vila Carolina.

Pelas calçadas da Rua Barão do Triunfo, a vegetação toma conta, e o medo de bichos venenosos é uma reclamação entre os moradores.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os buracos no cruzamento das ruas Barão do Triunfo e Fernandes Vieira
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a manutenção das ruas citadas já consta no cronograma de trabalho
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a vegetação alta nas calçadas
A Secretaria de Meio Ambiente diz que a manutenção e limpeza das calçadas são de responsabilidade do proprietário, conforme as legislações municipais em vigor 

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

DIFÍCIL ACESSO

Outra dificuldade da região é que o posto de saúde mais próximo fica localizado na Vila Kennedy, no Bairro Salgado Filho. Eles gostariam de contar com uma unidade de saúde mais próxima.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de posto de saúde no bairro
A Secretaria de Saúde diz que não tem previsão para a construção de uma unidade na Vila Carolina. A recomendação é que os moradores utilizem a Unidade da Kennedy, na Rua Vereador Diário Leal da Cunha, no Bairro Salgado Filho, e a Unidade de Saúde Joy Betts, na Rua Castro Alves, no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

Além disso, a via principal da Vila Carolina está sem sinalização de trânsito, e as placas indicativas estão encobertas pela vegetação ou enferrujadas.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre as sinalizações de trânsito e a falta de placas com nomes de ruas na Vila Carolina
Em relação às placas de sinalização de trânsito, a demanda será repassada ao Setor Técnico da Secretaria de Mobilidade Urbana para a vistoria e inclusão do serviço .
Já em relação às placas, está sendo feito um Termo de Referência para a abertura de uma nova licitação 

A parada de ônibus, localizada no cruzamento das ruas Fernandes Vieira com Rui Barbosa, está cercada por gramas altas.

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

- Nem ficamos no ponto de ônibus. O medo de surgir uma cobra, aranha ou bicho peçonhento é grande. Às vezes, os vizinhos cortam a grama, mas como não tem ninguém para cuidar, ela volta a crescer - conta uma aposentada.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a vegetação alta no ponto de ônibus do cruzamento das Ruas Fernandes Vieira e Rui Barbosa
A Secretaria de Meio Ambiente diz que foi realizada uma limpeza no local, em junho de 2018, e que o problema já consta no cronograma de limpeza da pasta 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Ponto de ônibus na Rua Fernandes Vieira com alta vegetação e com placa encoberta

ÁREA VERDE

Outra reclamação dos pais e moradores do bairro é a falta de área verde para deixar as crianças brincarem. Eles dizem que a mais próxima é a Praça do Mallet, no Bairro Passo D'Areia.

- Não podemos deixar (os filhos) ficarem na rua, é perigoso. Não contamos com nenhum local apropriado para que eles tenham liberdade de brincar e ser criança - lamenta a moradora Fatima Maciel, 48 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de área verde na Vila Carolina
Conforme a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, os moradores podem usar como alternativa a Praça Estado de Israel, no Bairro Salgado Filho 

Os moradores do bairro Tomazetti querem segurança

Já faz 17 anos que ela mora com a família na chamada Linha Velha da Fronteira. A pensionista conta que, em dias de chuvas constantes, ela e os moradores ficam ilhados dentro de casa e expostos a um esgoto a céu aberto.

Foto: Natália Venturini (Diário)
Entrada da Linha Velha da Fronteira com esgoto a céu aberto

- É ruim de passar. Em dia quente, nos encerramos dentro de casa porque não aguentamos o cheiro forte. É horrível, temos a sensação de abandono completo - reclama a auxiliar de cozinha Simone Laia Maciel, 31 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os alagamentos e o esgoto a céu aberto
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que é necessária a regularização fundiária no local para as obras de construção de redes pluviais e de projetos de infraestrutura básica
O QUE DIZ A CORSAN
O Diário entrou em contato com a Corsan, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros