🔒 exclusivo assinantes

Presidente da FGF revela possíveis mudanças para a Divisão de Acesso

Presidente da FGF revela possíveis mudanças para a Divisão de Acesso

Foto: Federação Gaúcha de Futebol (FGF)

Luciano Hocsman é presidente da entidade desde 2019

O Inter-SM tenta encontrar patrocinadores e novos conselheiros para viabilizar o futebol profissional em 2025. No entanto, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já divulgou o calendário oficial de competições para este ano, e a Divisão de Acesso se inicia em 17 de maio.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


No final de 2024, o Alvirrubro fez parte de um grupo com outros 11 clubes da segunda divisão que tinham interesse em mudar a data da competição para o segundo semestre do ano. A principal justificativa estaria ligada às condições climáticas mais favoráveis à prática do futebol neste período.

Em entrevista ao Diário, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, contou que a ideia já é levantada há alguns anos, mas esta foi a primeira vez que foi debatida com profundidade. Mesmo assim, a mudança não foi acatada, pois afetaria todo o calendário do futebol gaúcho, que já estava encaminhado no momento da conversa.

– A Federação sempre deixou claro que só faria mudanças para 2025 se o calendário do futebol gaúcho fizesse sentido. Então, nós precisaríamos mexer nas categorias de base, na Copa FGF… – disse o presidente.

Hocsman revelou que a ideia é implementar a mudança para 2026, com a Divisão de Acesso ocorrendo no segundo semestre. Para 2025, houve apenas o adiamento do início da competição de abril para maio. Com a decisão, os times da segunda divisão ganham um mês a mais para planejamento e para buscar atletas que disputarem a elite dos estaduais.

– Acredito que nós vamos fazer, neste ano, o processo de transição para podermos realizar a Divisão de Acesso no segundo semestre de 2026 – revelou Hocsman, lembrando que em nenhum momento foi proposta a troca de datas com a Terceirona Gaúcha.

Ao ser questionado sobre, o presidente disse que a mudança futura na data da Divisão de Acesso não implicaria necessariamente na troca do período da terceira divisão. Outro questionamento diz respeito ao aumento do número de equipes na primeira divisão, que hoje tem 12 participantes, enquanto no Acesso são 16. Contudo, o presidente confirmou que isso nunca entrou em debate nem deve ocorrer em decorrência do calendário apertado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

CBF divulga lista, e árbitros formados em Santa Maria seguem no quadro da Fifa Anterior

CBF divulga lista, e árbitros formados em Santa Maria seguem no quadro da Fifa

Ex-técnico e ex-atleta do Inter-SM encaram o Inter de Porto Alegre na Copa São Paulo nesta terça Próximo

Ex-técnico e ex-atleta do Inter-SM encaram o Inter de Porto Alegre na Copa São Paulo nesta terça

Esportes