CBF divulga lista, e árbitros formados em Santa Maria seguem no quadro da Fifa

CBF divulga lista, e árbitros formados em Santa Maria seguem no quadro da Fifa

Fotos: Cesar Grecco/Palmeiras (Divulgação) e Fifa (Divulgação)


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de árbitros do país que integram o quadro Fifa em 2025. Novamente, Anderson Daronco, Maíra Mastella Moreira e Rafael Klein estão presentes. O trio, que é formado na Associação Santamariense de Árbitros de Futebol (Asaf) e possui graduação em Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é destaque na arbitragem nacional e sul-americana e busca manter o bom desempenho para este ano.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Dentre os três, Daronco, 44 anos, é o mais antigo no grupo. Em 2025, o santa-mariense estará no seu décimo ano como árbitro Fifa. Desde então, foi o melhor do Campeonato Brasileiro de 2015, apitou clássicos Gre-Nal e partidas decisivas em outros Estados, final de Copa do Brasil, duelos entre seleções valendo vaga na Copa do Mundo, sem contar a presença em jogos de craques mundiais, como Messi e Cristiano Ronaldo. Em novembro de 2024, atingiu a marca de 1 mil jogos na carreira e foi recebido por uma carreata em Fonte Boa (AM), quando apitou a final da Copa Floresta.

Natural de Cruz Alta, Maíra Mastella Moreira, 32 anos, mora em Santa Maria e também é proprietária de uma assessoria esportiva. Ela ingressou no quadro Fifa em 2024, ano em que viveu o principal momento de sua carreira, quando participou da Copa do Mundo Feminina Sub-17, torneio em que foi assistente na final entre Coreia do Norte e Espanha. Na carreira, ela já esteve em finais de Campeonato Brasileiro e Supercopa Feminina, além de jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil Masculina.

Rafael Klein também entrou no quadro Fifa em 2024, ano em que foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro. Natural de Poço das Antas, no Vale do Taquari, Klein participou de jogos internacionais pela primeira vez no ano passado, incluindo da seleção argentina de Messi, como quarto árbitro. Além disso, esteve no primeiro jogo da final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG e fez 21 jogos no Brasileirão.

Para 2025, o trio buscará manter o alto nível na arbitragem, almejando atuar nas grandes competições nacionais e internacionais. Em dezembro de 2024, os três participaram da pré-temporada da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e devem participar em janeiro dos treinamentos da Conmebol.


Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Riograndense promove peneirão para as categorias de base nesta quarta-feira Anterior

Riograndense promove peneirão para as categorias de base nesta quarta-feira

Presidente da FGF revela possíveis mudanças para a Divisão de Acesso Próximo

Presidente da FGF revela possíveis mudanças para a Divisão de Acesso

Esportes