![“A preocupação existe. Estamos começando o ano com indefinições”, diz presidente interino do Inter-SM “A preocupação existe. Estamos começando o ano com indefinições”, diz presidente interino do Inter-SM](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/990185/file/desktop/ja.jpg?1735857419)
Foto: Gilson Alves
José Alípio Marques de Oliveira acumula funções de presidente do Conselho e do executivo
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/990186/file/desktop/cabe%C3%A7alho-diario-esportes.png?1735857429)
A menos de 20 dias da data marcada para a eleição presidencial no Inter-SM, o processo parece estar estacionado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Desde o dia 2 de dezembro do ano passado, na última Assembleia Geral realizada no clube, o presidente do Conselho Deliberativo, José Alípio Marques de Oliveira, acumula o cargo de presidente também do Executivo.
Teoricamente, Pedro Della Pasqua saiu do comando do Alvirrubro, apesar de continuar, nos bastidores, trabalhando na busca por apoiadores e captação de novos recursos.
– A situação segue a mesma. Estamos nos reunindo nas segundas-feiras tentando encontrar patrocínios para 2025, é o que estamos fazendo. Não evoluiu praticamente nada, até porque as últimas semanas do ano são de festas e os contatos com as empresas se tornam mais difíceis. A partir da próxima segunda-feira, vamos intensificar esse trabalho – confirma José Alípio.
Questionado se o dia 20 de janeiro será o “Dia D”, o atual presidente não descarta que a eleição seja adiada novamente, algo que já ocorreu por duas vezes.
– No dia 20 vamos conversar. Não tendo nenhum candidato, o clube fica à deriva. A questão legal diz que exerço interinamente a presidência do Inter-SM até o dia 20. Depois, ou elegemos um presidente ou vamos tentar mais um prazo. Tudo que for necessário para que o Inter-SM não entre em licenciamento, nós vamos tentar. Mas, não podemos fugir da realidade – explica o atual mandatário.
A “volta” de Della Pasqua
Apesar de ter saído oficialmente da presidência, pessoas ligadas ao Inter-SM e o próprio José Alípio admite que é bem possível o retorno de Della Pasqua à Baixada.
– Ele (Pedro) é nossa esperança. Foi uma decisão própria dele. Ele teria o apoio maciço de todo o Conselho do Inter-SM. Vale salientar que, mesmo depois do encerramento do seu mandato, o Pedro tem trabalhado com empenho, na busca por empresas apoiadoras. Ele tem participado das reuniões às segundas-feiras, com um grupo que eu também faço parte. Todos do clube que estão vivendo esse momento estão lutando para encontrar um meio para que o Inter-SM se sustente em 2025, e o Pedro Della Pasqua segue entre nós – explica José Alípio.
Preocupação
O calendário divulgado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para 2025 marca que a Divisão de Acesso começará em 17 de maio e vai até 31 de agosto, com 21 datas previstas para a realização os jogos.
Esta informação foi oficializada na segunda quinzena de dezembro de 2024 e contrariou o boato que circulava como uma “possibilidade forte” de que a luta por uma vaga na elite do futebol gaúcho se iniciasse somente em agosto de 2025. Esse começo previsto para maio faz com que o Inter-SM tenha pressa para definir o presidente.
O dirigente José Alípio não nega a preocupação.
– A preocupação existe. Estamos começando o ano com indefinições. A situação normal seria no começo de janeiro já ter presidente eleito, diretoria montada e com trabalho em andamento visando a disputa da Divisão de Acesso, que começa em maio. Mas, continuamos esperançosos. Que no dia 20, possamos eleger um presidente e que, no final das contas, o objetivo de subir à primeira divisão se realize esse ano – complementa o mandatário do Alvirrubro.