Foto: Samuel Marques (PMSM)
Ao contrário dos últimos dois anos, principalmente, que o governo de Jorge Pozzobom (PSDB) começou o ano legislativo sem líder na Câmara e até se desgastou perante a oposição pela falta de um porta-voz, o novo prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), não protelou a escolha. Ao contrário, definiu o nome no começo do recesso do Parlamento. Nesta terça-feira (7), foi anunciado o vereador tucano Givago Ribeiro para o papel.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Último líder do governo Pozzobom, Givago se colocou à disposição para exercer a função neste primeiro ano da nova gestão, como a coluna adiantou na segunda-feira (6). Por sua vez, Decimo e seu entorno também queriam o parlamentar reeleito para o cargo. Inclusive o prefeito elogiou sua postura como líder.
Telefonema
Além disso, Decimo adota uma postura em relação ao Legislativo neste início de gestão. Na posse, no dia 1º de janeiro, comprometeu-se a receber cada um dos 21 vereadores para ouvir suas demandas. O prefeito começou, na segunda-feira, a telefonar, pessoalmente, a cada um para convidá-los para as agendas. Já na segunda, ele recebeu os dois primeiros: além do líder Givago, Alexandre Vargas (Republicanos), também da sua base. Mas já tem representantes da oposição agendados, como Sidi Cardoso (PT), estreante na Casa.
O gesto do prefeito Rodrigo Decimo tem de ser saudado, afinal ele foi o escolhido para prefeito de Santa Maria e os 21 são os representantes legítimos da população na Câmara, portanto é importante o diálogo entre todos. Até porque a cidade está acima de qualquer divergência partidária e ideológica. O que está sendo feito nada mais é do que relação institucional e republicana.
Leia mais