Caçapava do Sul ganhará mural que retrata a identidade e as belezas da cidade

O grande painel cultural deve ser finalizado neste domingo (10)Fotos: Divulgação


Uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Casa de Cultura Juarez Teixeira irá presentear Caçapava do Sul, neste domingo (10), com uma expressiva obra de arte. Seguindo a tendência mundial de murais em grande formato, cerca de 20 alunos do curso de Desenho Industrial da UFSM planejaram e estão finalizando um mural de 75 m² na fachada da Casa de Cultura

O painel cultural tem o objetivo de retratar as belezas, curiosidades e o cotidiano da cidade, além de criar um atrativo turístico e incentivar o senso de identidade e pertencimento dos cidadãos da região do recém-certificado Caçapava Geoparque Mundial da Unesco


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O fóssil de uma preguiça-gigante, encontrado em Caçapava em 2012, estará pintado no mural; bem como as oliveiras, representando a crescente produção econômica na cidade e as Minas do Camaquã. A elaboração incluiu uma visita técnica, para que os alunos conhecessem a cidade, e três viagens com diferentes grupos de estudantes se revezando na pintura, que ainda está em produção. 


Equipe da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM visitou o projeto quase finalizado nessa semanaFoto: Divulgação


Gisele Teixeira, jornalista e coordenadora da Casa de Cultura Juarez Teixeira, conta que o espaço completou dois anos de atividades em outubro deste ano, o que motivou a equipe a preparar o presente para a cidade:

– Então pensamos em fazer um mural com elementos do território, coisas da cidade, do nosso Geoparque. Então entramos em contato com o professor André Dalmazzo, que é aqui de Caçapava, e coordena o curso de Desenho Industrial da UFSM. Solicitamos a ele que fizesse o mural, mas ele falou que não poderia fazer sozinho e o colocou dentro de uma disciplina, envolvendo os alunos.


REPRESENTATIVIDADE

Gisele conta que os alunos foram conhecer a cidade e os lugares, e depois fizeram o desenho. Para ela, a visão externa de Caçapava que os estudantes levaram para o trabalho é o mais interessante do projeto:

– Eles incluíram coisas que lhes pareceu super pitoresco e talvez nós não colocássemos. Eles vieram em junho, observaram tudo, foram para as aulas com o André e discutiram o primeiro esboço. Depois, projetaram o desenho na parede da Casa de Cultura à noite. Foi um processo de aprendizado para todo mundo.

A comunidade de Caçapava do Sul também participou da construção do muralFoto: Vinícius Tavares

A comunidade de Caçapava do Sul não ficou de fora dessa. Os moradores também deram suas pinceladas no mural. A coordenadora da Casa de Cultura conta que as crianças passavam e pediam para pintar um pouquinho. Muitas pessoas também sugeriam elementos que não poderiam ficar de fora.

– Pintamos patins atendendo a pedidos, porque temos um grupo de patinação muito forte aqui, por exemplo. Claro que não deu para colocar tudo, mas vai ser bem representativo – finaliza Gisele Teixeira.

O projeto contou ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e de emenda parlamentar da vereadora Mirella Biacchi (PDT) de Caçapava do Sul.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bernardo Abbad

POR

Bernardo Abbad

bernardo.abbad@diariosm.com.br

Etapa final das gravações do documentário Tesmofórias retrata a natureza humana através da dança Anterior

Etapa final das gravações do documentário Tesmofórias retrata a natureza humana através da dança

Viva o Natal: atrações artísticas ocorrem no Centro e em bairros neste fim de semana Próximo

Viva o Natal: atrações artísticas ocorrem no Centro e em bairros neste fim de semana

Cultura