Uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Casa de Cultura Juarez Teixeira irá presentear Caçapava do Sul, neste domingo (10), com uma expressiva obra de arte. Seguindo a tendência mundial de murais em grande formato, cerca de 20 alunos do curso de Desenho Industrial da UFSM planejaram e estão finalizando um mural de 75 m² na fachada da Casa de Cultura.
O painel cultural tem o objetivo de retratar as belezas, curiosidades e o cotidiano da cidade, além de criar um atrativo turístico e incentivar o senso de identidade e pertencimento dos cidadãos da região do recém-certificado Caçapava Geoparque Mundial da Unesco.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O fóssil de uma preguiça-gigante, encontrado em Caçapava em 2012, estará pintado no mural; bem como as oliveiras, representando a crescente produção econômica na cidade e as Minas do Camaquã. A elaboração incluiu uma visita técnica, para que os alunos conhecessem a cidade, e três viagens com diferentes grupos de estudantes se revezando na pintura, que ainda está em produção.
Gisele Teixeira, jornalista e coordenadora da Casa de Cultura Juarez Teixeira, conta que o espaço completou dois anos de atividades em outubro deste ano, o que motivou a equipe a preparar o presente para a cidade:
– Então pensamos em fazer um mural com elementos do território, coisas da cidade, do nosso Geoparque. Então entramos em contato com o professor André Dalmazzo, que é aqui de Caçapava, e coordena o curso de Desenho Industrial da UFSM. Solicitamos a ele que fizesse o mural, mas ele falou que não poderia fazer sozinho e o colocou dentro de uma disciplina, envolvendo os alunos.
REPRESENTATIVIDADE
Gisele conta que os alunos foram conhecer a cidade e os lugares, e depois fizeram o desenho. Para ela, a visão externa de Caçapava que os estudantes levaram para o trabalho é o mais interessante do projeto:
– Eles incluíram coisas que lhes pareceu super pitoresco e talvez nós não colocássemos. Eles vieram em junho, observaram tudo, foram para as aulas com o André e discutiram o primeiro esboço. Depois, projetaram o desenho na parede da Casa de Cultura à noite. Foi um processo de aprendizado para todo mundo.
A comunidade de Caçapava do Sul não ficou de fora dessa. Os moradores também deram suas pinceladas no mural. A coordenadora da Casa de Cultura conta que as crianças passavam e pediam para pintar um pouquinho. Muitas pessoas também sugeriam elementos que não poderiam ficar de fora.
– Pintamos patins atendendo a pedidos, porque temos um grupo de patinação muito forte aqui, por exemplo. Claro que não deu para colocar tudo, mas vai ser bem representativo – finaliza Gisele Teixeira.
O projeto contou ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e de emenda parlamentar da vereadora Mirella Biacchi (PDT) de Caçapava do Sul.