Cantora Raquel Tombesi participa de programa do Grupo Diário e revela data de estreia com a banda Cheiro de Amor

Foto: Beto Albert (Diário)

2024 tem sido um ano de conquista para a cantora gaúcha Raquel Tombesi, 32 anos. Morando desde janeiro de 2023 em Salvador, na Bahia, a artista foi anunciada recentemente como a nova vocalista da banda Cheiro de Amor. Em passagem pelo Rio Grande do Sul, Raquel esteve na sede do Grupo Diário e participou do programa Jogo de Cintura na tarde desta terça-feira (9). 

Durante a atração comandada pela jornalista Fabiana Sparremberger, a artista falou sobre a carreira, a família e o show de estreia no comando da banda baiana, que está marcado para o próximo dia 21. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Carreira

Entre risada e brincadeiras com as participantes do Jogo de Cintura, Raquel relembrou o início da carreira musical em Santa Maria: 

– Eu trabalhava em uma loja de comércio e uma amiga publicou um vídeo meu cantando no Facebook. Era uma música da Clarice Falcão. Não foi questão de viralizar, mas as pessoas começaram a me incentivar. Na época, eu tinha 24 anos e os artistas me convidaram para fazer participações em shows. Eles queriam saber se era realmente isso que eu queria, porque uma coisa é cantar em casa, outra é encarar o público com uma banda atrás para saber como vai ser a desenvoltura.

A artista, que tem técnico em Enfermagem, resolveu abandonar a área da saúde e apostar na música. Em busca de espaço na indústria sertaneja, Raquel lidou com o machismo e o preconceito. 

– Quando eu comecei a cantar, as pessoas falaram tantas coisas. Na época, eu queria cantar sertanejo e ouvia que não podia, porque não tem mulheres no sertanejo. Eu recebia tanto “não”. Diziam até que o meu nome não soava bem. Eu fui duas vezes para Goiânia para ver como era o mercado (do sertanejo). Eu sou muito ambiciosa e gosto de almejar coisas. Quando eu comecei a cantar aqui, o que eu mais queria era estar entre as grandes atrações, como Sandro e Cícero, Léo Paim. Eu queria. Só que na medida em que se vai conquistando (espaço), você pergunta: “e agora?” E o Rio Grande do Sul é um pouco limitado com relação a música. Você pode trabalhar a vida inteira, porque tem muito evento, formatura e festa para fazer. Mas para quem tem essa inquietude, isso não é suficiente – explicou ela durante a entrevista. 

Fã de Ivete Sangalo, Raquel resolveu dar um novo passo na carreira, mudando-se para Salvador em janeiro de 2023. Em maio do mesmo ano, começou a cantar em bares e boates. No carnaval de 2024, subiu no trio-elétrico com a banda Pimenta Nativa. Não demorou muito para uma nova oportunidade surgir.  

– Foi tudo muito rápido. O convite para entrar na Pimenta Nativa ocorreu em julho do ano passado. Já era um teste para entrar no Cheiro. Na Pimenta, eu tive que trabalhar muito, porque o repertório era completamente diferente de tudo que eu fiz na vida. E agora, o repertório do Cheiro de Amor é gigantesco também. Cantar em trio elétrico 4 ou 5 horas exige muita música. Então, eu não tenho muito tempo para pensar –  contou a artista, que hoje tem uma rotina de 6 horas de ensaio por dia.  

Estreia

No próximo dia 21, Raquel fará o show de estreia como vocalista da banda Cheiro de Amor na Micareta da Feira de Santana, um dos maiores carnavais fora de época do país. Prestes a ocupar o posto que já foi de cantoras como Laurinha, Márcia Freire, Carla Visi, Alinne Rosa e Vina Calmon, a artista tem lidado com críticas. 

– Temos que respeitar. São 40 anos de história e várias cantoras que passaram. Entre mulheres, tem esse comparativo. Então, até eles me conhecerem e entenderem quem eu sou, é isso. Normalmente, eu não dou bola, porque eu gosto de trabalhar e foco a minha energia nesta parte. Mas sei que até lá, vou ter que ouvir muita coisa – analisa Tombesi. 

Família

A cantora gaúcha vive em Salvador com a filha Maria Flor, de apenas 3 anos. No perfil @raqueltombesi no Instagram, ele compartilha a rotina de trabalho e as descobertas da filha. 

– Ela pega todos os bichinhos que pode. Gosta de caranguejo, polvo, etc. Ela está linda e gosta de morar lá, porque temos uma rotina diferente. Moramos bem perto da praia. Então, saímos à tardinha para andar por lá e ver os bichinhos. Ela gosta bastante –  comenta ela, que veio para o Rio Grande do Sul comemorar o aniversário do namorado, o vereador Matheus Leão.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

21º Shin Anime Dreamers será realizado neste final de semana no Bairro Nova Santa Marta Anterior

21º Shin Anime Dreamers será realizado neste final de semana no Bairro Nova Santa Marta

Orquestra Jovem Recanto Maestro está com inscrições abertas para novos alunos; saiba mais Próximo

Orquestra Jovem Recanto Maestro está com inscrições abertas para novos alunos; saiba mais

Cultura