1º Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul é de Santa Maria

Tayline Manganeli

1º Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul é de Santa Maria

Arquivo pessoal (Divulgação)

Depois de três dias de provas, na cidade de Entre-Ijuís, Região Noroeste, Matheus Goggia, 27 anos, foi escolhido como 1º Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, gestão 2024/2025. O resultado foi anunciado na madrugada deste domingo (21), durante um fandango. Representante do DTG Noel Guarany, o jovem passou por avaliações durante a 35ª edição do Entrevero Cultural de Peões, concurso que inclui provas campeiras, artísticas e culturais sobre conhecimentos da história e tradição gaúcha. 

Além de Matheus, outros 15 jovens, de várias regiões do Estado, participaram da competição na categoria Peão. O título, inédito para para Santa Maria, dá o direito do município sediar a próxima edição do Entrevero, prevista para abril de 2025. 

– As expectativas são grandes. Eu espero que seja uma gestão de muita parceria e união. Queremos traçar uma linha de trabalho a ser desenvolvida, junto à juventude tradicionalista. Mas, o que eu acredito ser principal é que nós, enquanto gestão estadual, consigamos nos unir aos demais jovens e traçar metas para definir as maiores necessidades da nossa juventude. Queremos colocar planos em prática e buscar alternativas para valorizar a nossa cultura – afirma Matheus. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O concurso 

O Entrevero Cultural de Peões é um concurso em nível estadual que elege, anualmente, nove adolescentes e jovens para representar o Estado nas categorias Piás, Guris e Peões. São eleitos três de cada categoria (1º, 2º e 3º). O título de 1º Peão Farroupilha, conquistado por Matheus, é o mais importante do concurso, pois possibilita ao vencedor representar de forma oficial a nova gestão, além de sua cidade sediar a próxima edição da competição.

Neste ano, o concurso envolveu 48 candidatos, nas três categorias. Além de Matheus, Davi Lucas Tauchen, do CTG Passo dos Ferreiros, e João Vithor Vila Real, do CTG Bento Gonçalves, também participaram da disputa nas categorias Piá e Guri, respectivamente, representando Santa Maria e a 13ª Região Tradicionalista. 

Para chegar a esta competição, os candidatos participaram, inicialmente, de concursos internos em seus CTGs de origem. Após, concorreram em etapas regionais e, por fim, a estadual. Dentre as provas realizadas, estão: escrita (com questões de geografia, história e tradicionalismo do RS); campeiras (como fazer um chimarrão, um charque, assar o churrasco, trançar couro, encilhar um cavalo e montar, além de laçar); e artísticas (declamar ou cantar, dançar e ainda falar sobre um tema sorteado). 


Matheus em uma das provas campeiras. MTG (Divulgação)


Preparação de 18 anos 

Matheus iniciou sua trajetória no tradicionalismo no ano de 2006, em sua cidade natal, Santana do Livramento. Em 2014, com a mudança de residência para Santa Maria, o jovem seguiu atuando em entidades tradicionalistas. Em 2019, o jovem já havia participado da edição estadual do Entrevero de Peões, representando o CTG Sentinela da Querência. Durante esses anos, o tradicionalista participou de outras competições paralelas de dança e poesia. Atualmente, Matheus também é instrutor de danças tradicionais e professor de declamação. 


Leia mais: 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cultura Hip Hop: 1º Museu da América Latina conta com 185 itens de Santa Maria e região em seu acervo Anterior

Cultura Hip Hop: 1º Museu da América Latina conta com 185 itens de Santa Maria e região em seu acervo

Festival Nacional de Cinema Independente está com inscrições abertas Próximo

Festival Nacional de Cinema Independente está com inscrições abertas

Cultura