
O prefeito Silvio Weber (sem partido) reassumiu o cargo, ontem, após quase um ano longe da prefeitura – ele deixou a gestão em 17 de novembro de 2022 a pedido da Procuradoria da Função Penal Originária do Ministério Público e autorizado pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ). Como o prefeito tem foro privilegiado, o processo tramita no TJ.
Weber reassume o cargo diante de um cenário, ainda, de dificuldades. Ele, além de ex-secretários e ex-assessores, foi denunciado pela Procuradoria da Fundação Penal devido a supostas irregularidades na prefeitura. Por enquanto, nem todos foram intimados a apresentar as defesas. Também nem o TJ aceitou as denúncias contra os suspeitos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Neste momento, o prefeito não é nem inocente nem culpado. Ele nega as irregularidades. O seu retorno foi possível com o fim da validade, no domingo (12), da liminar que o afastou. E, como o MP não fez novo pedido de afastamento, nada o impedia de voltar a despachar na prefeitura. O que ainda assombra Weber e pode trazer problema a curto prazo é o processo de cassação na Câmara, embora o Legislativo também tenha fica embretado com sua volta.
Em meio a tanta briga política, infelizmente, o município e que tem saído derrotado.
- Prefeito de Itaara é alvo de operação do Ministério Público e tem pedido de afastamento do cargo decretado
- Operação Santidade: o que está em investigação e o que dizem os envolvidos
José Farret esteve ao lado do padre na boa e na ruim

O padre Silvio e o ex-prefeito José Farret (União Brasil) são amigos de longa data. Para muitos, pode ter sido surpresa a presença do médico ao lado do prefeito no seu retorno à administração de Itaara, mas não é. O padre licenciado sempre esteve próximo a Farret nos momentos mais difíceis, como, por exemplo, na perda de sua esposa e quando teve um problema de saúde. Agora, foi a vez do médico retribuir o apoio.
Em meio às denúncias contra Weber, ele não se afastou do amigo e destacou amizade, ontem, ao falar com a repórter Laura Gomes.
– Estou aqui como cidadão, morador, amigo e porque sempre digo que a gratidão é a memória do coração. Eu acredito (na inocência do prefeito). Não sou jurista ou advogado, mas acho que se, hoje, na nossa casa não sabemos o que acontece, muitas vezes, imagina em uma prefeitura, Estado. Acho que aqui o que precisa, mais do que nunca, é paz. Acho que está na hora de colocarem o trabalho acima dos interesses pessoais na cidade – afirmou Farret.
Pré-candidato a vice na chapa do deputado Valdeci Oliveira (PT) em 2024, Farret demonstrou lealdade a Weber. Talvez alguns petistas até tenham torcido o nariz para sua atitude, mas o ex-prefeito com 81 anos e com o currículo que tem, não é