Prefeito de Itaara retorna ao cargo. Nem inocente nem culpado

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

O prefeito Silvio Weber (sem partido) reassumiu o cargo, ontem, após quase um ano longe da prefeitura – ele deixou a gestão em 17 de novembro de 2022 a pedido da Procuradoria da Função Penal Originária do Ministério Público e autorizado pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ). Como o prefeito tem foro privilegiado, o processo tramita no TJ. 

Weber reassume o cargo diante de um cenário, ainda, de dificuldades. Ele, além de ex-secretários e ex-assessores, foi denunciado pela Procuradoria da Fundação Penal devido a supostas irregularidades na prefeitura. Por enquanto, nem todos foram intimados a apresentar as defesas. Também nem o TJ aceitou as denúncias contra os suspeitos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Neste momento, o prefeito não é nem inocente nem culpado. Ele nega as irregularidades. O seu retorno foi possível com o fim da validade, no domingo (12), da liminar que o afastou. E, como o MP não fez novo pedido de afastamento, nada o impedia de voltar a despachar na prefeitura. O que ainda assombra Weber e pode trazer problema a curto prazo é o processo de cassação na Câmara, embora o Legislativo também tenha fica embretado com sua volta. 

Em meio a tanta briga política, infelizmente, o município e que tem saído derrotado.​


José Farret esteve ao lado do padre na boa e na ruim

O padre Silvio e o ex-prefeito José Farret (União Brasil) são amigos de longa data. Para muitos, pode ter sido surpresa a presença do médico ao lado do prefeito no seu retorno à administração de Itaara, mas não é. O padre licenciado sempre esteve próximo a Farret nos momentos mais difíceis, como, por exemplo, na perda de sua esposa e quando teve um problema de saúde. Agora, foi a vez do médico retribuir o apoio. 

Em meio às denúncias contra Weber, ele não se afastou do amigo e destacou amizade, ontem, ao falar com a repórter Laura Gomes. 

– Estou aqui como cidadão, morador, amigo e porque sempre digo que a gratidão é a memória do coração. Eu acredito (na inocência do prefeito). Não sou jurista ou advogado, mas acho que se, hoje, na nossa casa não sabemos o que acontece, muitas vezes, imagina em uma prefeitura, Estado. Acho que aqui o que precisa, mais do que nunca, é paz. Acho que está na hora de colocarem o trabalho acima dos interesses pessoais na cidade – afirmou Farret. 

Pré-candidato a vice na chapa do deputado Valdeci Oliveira (PT) em 2024, Farret demonstrou lealdade a Weber. Talvez alguns petistas até tenham torcido o nariz para sua atitude, mas o ex-prefeito com 81 anos e com o currículo que tem, não é


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Partidos se movimentam de forma intensa em Santa Maria com olhar em 2024 Anterior

Partidos se movimentam de forma intensa em Santa Maria com olhar em 2024

Briga política em Itaara segue com novos capítulos. E com prefeito afastado de um lado, e o ex-presidente da Câmara, de outro Próximo

Briga política em Itaara segue com novos capítulos. E com prefeito afastado de um lado, e o ex-presidente da Câmara, de outro

Jaqueline Silveira