O ano de 2023 entra na reta final, e 2024 tem eleição municipal. Por esse motivo, os partidos têm realizado encontros e atividades com mais frequência. Na manhã de sábado (11), por exemplo, o PSB reuniu seus filiados para recompor sua direção com a licença do presidente Fabiano Pereira. Na oportunidade, foi eleito por aclamação Celso Carvalho, atual coordenador regional do PSB.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com dois parlamentares no Legislativo de Santa Maria, a sigla tem sido cortejada para uma possível aliança. Tanto que dois nomes cotados para concorrer a prefeito prestigiaram os socialistas. Também presidente do PDT, o ex-reitor da UFSM Paulo Burmann foi acompanhado da vereadora Luci Duartes, Tia da Moto, e de outros membros da legenda. O secretário estadual de Assistência Social, o deputado Beto Fantinel (MDB), foi outra liderança que marcou presença no encontro do PSB. Ambos se manifestaram no encontro.


Já o deputado Valdeci Oliveira, pré-candidato a prefeito pelo PT, mandou seu assessor, o ex-vereador Luciano Guerra, para representá-lo. Ainda compareceram à reunião o presidente do Avante, Gerri Machado, e o coordenador do Partido Verde (PV), Carlos Silva. Sobre aliança, o presidente do PSB, Celso Carvalho, disse que irá “conversar com todos” e que a legenda tem de ser protagonista na chapa, indicando que pode compor de vice. O vereador Paulo Ricardo já manifestou desejo de integrar uma chapa majoritária. Como o PT já tem vice definido, o ex-prefeito José Farret (União Brasil), o PSB parece bem mais perto do MDB ou do PDT, caso esses partidos confirmem candidatura própria.
Plenária UB
O União Brasil também reuniu seus militantes em uma plenária, porém, na noite da última sexta-feira (10), para novas filiações e apresentação da nominata a vereador, segundo o presidente Marcelo Bisnogno. O encontro contou com a participação dos pré-candidatos a prefeito, Valdeci Oliveira (PT), e a vice, José Farret, também vice-presidente do UB. O secretário estadual do partido, Germano Della Valentina, e a presidente estadual do União Brasil Mulher, Iara Lopes, além do coordenador regional, Ronei Gamboa, foram outras lideranças que prestigiaram a plenária.

Grupos temáticos e nomes da direita
O Partido Liberal (PL) foi outra sigla que se reuniu. Em encontro, na noite da última quinta-feira (9), a sigla decidiu formar grupos temáticos para contribuir em diferentes áreas na elaboração de um plano de governo. O encontro foi coordenado pelo pré-candidato a prefeito, o empresário e presidente do Instituto de Planejamento (Iplan) Ewerton Falk, que reafirmou seu compromisso com o PL e com os valores e princípios defendidos pelo partido.

Também prestigiaram o encontro, outros representantes da direita como o pré-candidato a prefeito pelo Novo, o ex-deputado Giuseppe Riesgo, e os vereadores do Progressistas Pablo Pacheco, também presidente do partido, e Roberta Leitão, sinalizando para importância da união da direita nas eleições de 2024.
Mulheres Republicanas
Já o Mulheres Republicanas de Santa Maria, com o auxílio do comando estadual do partido, promoveu, sábado (11), o Seminário Regional “Formando Novas Líderes”, com objetivo de incentivar a participação da mulher na política e a igualdade entre homens nas eleições. As participantes, cerca de 150, lotaram o plenário da Câmara de Vereadores e, entre as lideranças femininas do partido, estavam a deputada federal Franciane Bayer e da secretária estadual do Mulher Republicanas, Beth Colombo.
