Câmara de Santa Maria instala botão do pânico nos gabinetes dos 21 vereadores e outros setores

A direção do Legislativo de Santa Maria anunciou ontem a instalação de um sistema de proteção para a segurança de vereadores, servidores e visitantes que circulam pelo prédio centenário da Vale Machado.
Conhecido como “botão do pânico”, o equipamento foi instalado nos 21 gabinetes dos parlamentares e em setores da Casa, informou a assessoria da Câmara.


​ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


 Ao total, há 25 dispositivos na Casa. Os outros quatro equipamentos foram colocados em pontos estratégicos do prédio, mas, por segurança, a direção do Legislativo decidiu não os divulgar.

 
O botão de alerta será acionado por servidores ou vereadores em caso, por exemplo, de incêndio, de ameaça física e invasão a algum gabinete ou outro setor da Casa. A empresa responsável pela instalação do sistema receberá a notificação em tempo real do chamado do Legislativo e, imediatamente, acionará o setor da Vigilância do Legislativo para verificar a situação.


Clima esquentou na sessão da Câmara, prefeito e vice na Calourada e campanha pelas mulheres


 Após, a comunicação será feita ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) para tomar as providências necessárias.


PL de Santa Maria incomodado, Pozzobom no pódio, papo entre presidentes


Contratada por cinco anos a um custo de R$ 2,1 mil, a SOS Proteja será responsável pela instalação e monitoramento do sistema. O procurador jurídico da Casa, Lucas Saccol Meyne, disse que a medida “busca aprimorar o monitoramento e o próprio controle de acesso” ao Legislativo. Ele acrescentou que, em breve, haverá a instalação de um sistema de controle de acesso do público na Casa, por meio de catracas.


Corsan troca a superintendência regional de Santa Maria, expectativa sobre a possibilidade do anúncio do IFFAR na cidade

As medidas de segurança começaram a ser tratadas ainda no ano passado na gestão de Givago Ribeiro(PSDB) e implementadas, agora, na administração de Manoel Badke (União Brasil), a partir de episódios, entre eles o caso em que manifestantes chegaram a subir em gabinetes e ameaçar a assessores. É prudente reforçar a segurança.


Após mal-estar, Câmara realiza mais uma sessão

Ainda sob o mal-estar ocorrido pelas declarações do vereador Tony Oliveira (Podemos), que criticou colegas por, segundo ele, não fiscalizarem a prefeitura e fazer insinuações que parlamentares “se vendem e se trocam por qualquer coisa”, e protagonizar uma discussão acalorada com Pablo Pacheco (Progressistas), a Câmara de Santa Maria realiza mais uma sessão na tarde desta quinta-feira.

 
Na pauta, entre outras matérias, há uma moção de congratulação ao paratleta Denilson Souza pelo título conquistado no 3º Campeonato Mundial Militar de Tiro com Arco, em Bangladesh. O autor é o vereador Givago Ribeiro (PSDB).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

As desculpas do vereador Tony, tarde de homenagens na sessão na Câmara e Lula recebe camiseta do Inter Anterior

As desculpas do vereador Tony, tarde de homenagens na sessão na Câmara e Lula recebe camiseta do Inter

Clima esquentou na sessão da Câmara, prefeito e vice na Calourada e campanha pelas mulheres Próximo

Clima esquentou na sessão da Câmara, prefeito e vice na Calourada e campanha pelas mulheres

Jaqueline Silveira