Mais da metade dos municípios, 66% (3.679, dos 5.570), não está preparada para enfrentar as mudanças climáticas e suas consequências, como as que atingiram o Rio Grande do Sul ultimamente. A afirmação foi feita pela secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, durante seminário,nesta quinta-feira, promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Vários convidados do encontro e a deputada Socorro Neri (PP-AC), proponente do debate, afirmaram que parcelas significativas das autoridades públicas e da sociedade ainda não têm o “senso de urgência” necessário para enfrentar o tema.
Entre enchentes e secas
Em sua manifestação, a secretária de Mudança Climática destacou que 4 milhões de pessoas no Brasil foram atingidas diretamente por fatos relacionados ao clima entre 2013 e 2022, como a diminuição das chuvas entre as regiões Centro e Norte do país e as enchentes no Sul e Sudeste.
Vereador apresenta projeto para reserva de espaço a mulheres e crianças em coletivos
https://diariosm.com.br/colunistas/colunistas_do_site/jaqueline_silveira/vereador_apresenta_projeto_para_reserva_de_espaco_a_mulheres_e_criancas_em_coletivos.551329
Essas mudanças, conforme Ana Toni, devem fazer com que 10,6 milhões de hectares ligados à agricultura sejam perdidos até 2030. Muitas culturas, alertou ela, terão de ser deslocadas de lugar. (Com informações da Câmara dos Deputados)