Guilherme Pitaluga

STF aceita denúncias contra mais 70 bolsonaristas do 8 de janeiro

Em sete levas, a Corte já chegou a 1.246 denúncias recebidas, sendo 1.015 no primeiro inquérito e 231 no outro. Ao todo, a PGR denunciou 1.390 pessoas. Com o recebimento, os acusados virarão réus e o processo terá seguimento com a fase de coleta de provas, o que inclui depoimentos das testemunhas de acusação e defesa.


Estado de São Paulo é condenado a indenizar preso na ditadura

Vlademir Salomão do Amarante foi preso em 1968 durante um congresso estudantil. Além da tortura e da demissão do trabalho, teve que conviver com a vigilância de agentes do regime por 12 anos. Advogado, hoje com 77 anos, acionou o Judiciário buscando indenização por dano moral. No processo 1002482-36.2023.8.26.0053, o Estado de São Paulo foi condenado a indenizar o autor da ação em R$ 50 mil.


STF marca data para julgamento sobre porte de drogas para consumo próprio

No próximo dia 21 de junho, os ministros devem retomar o julgamento acerca da validade de dispositivo da Lei de Drogas que estabelece penas para a posse e o porte de drogas para consumo pessoal. Análise começou em 2015 e já tem três votos pela descriminalização.


OAB é contrária a cursos de graduação na modalidade a distância

Representantes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho Federal de Odontologia e do Conselho Federal de Enfermagem se reuniram no último dia 23 para tratar da oferta de cursos de graduação a distância em cada uma dessas profissões. As entidades se posicionaram contra a criação de cursos de graduação nessa modalidade e recomendaram que o Ministério da Educação limite em 20% a oferta de carga horária a distância nos cursos presenciais.


OAB aprova Selo Nacional da Desjudicialização

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou por unanimidade a criação do “Selo Nacional de Desjudicialização”, uma iniciativa que busca incentivar empresas e órgãos públicos a utilizar métodos consensuais e alternativos de soluções de conflitos, contribuindo para desobstruir o Poder Judiciário e promover uma resolução mais célere de demandas do cidadão.


CNJ pede ao STF acesso à “vaza jato”

O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, pediu ao Supremo Tribunal Federal o compartilhamento das provas da 'vaza jato', as mensagens hackeadas entre procuradores. O objetivo é usar o material na inspeção que a Corregedoria está fazendo na 13ª Vara Federal de Curitiba e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).


Marco Legal de Criptoativos entra em vigor

O Marco Legal dos Criptoativos, Lei 14.478, de 2022, entra em vigor no próximo dia 20 de junho, após a vacatio legis de 180 dias. Como o próprio artigo 1º da Lei dispõe, trata-se de regulamentação no âmbito dos criptoativos, sobretudo as exchanges, ou casas de negociação de criptomoedas, locais em que é efetivada a troca de moeda fiduciária para criptoativos.

STJ promove consulta pública sobre políticas de acessibilidade e inclusão

O STJ realiza, até a próxima sexta-feira, uma consulta pública para a revisão de sua Política de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida. A participação na pesquisa pode ocorrer de duas formas: por meio de um formulário, acessível também às pessoas com deficiência visual completa, ou pelo e-mail [email protected].


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Guilherme Pitaluga

POR

Guilherme Pitaluga

TSE em julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível Anterior

TSE em julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível

Próximo

Supremo pauta julgamento sobre juiz das garantias para o dia 24 de maio

LEIA MAIS
Guilherme Pitaluga