Deni Zolin

Secretaria não pretende fazer ações educativas específicas na avenida com 8,8 mil multas

Diante do fato de que 8,8 mil motoristas foram multados somente na Avenida Diácono João Luiz Pozzobon em agosto, questionei a prefeitura se ela pretende fazer alguma ação específica de educação de trânsito ou aumentar a sinalização nessa via ou nas demais em que foram instalados os pardais. Também questionamos se pretende mudar a velocidade máxima no local ou fazer alguma alteração. Em linhas gerais, para ambos os questionamentos, a prefeitura respondeu que não. Confira abaixo os detalhes nas respostas enviadas pelo Executivo municipal:

Haverá ação específica de blitze educativas ou aumento da sinalização na Av. João Luiz Pozzobon, onde 8,8 mil foram multados em apenas 31 dias?

"Antes mesmo dos controladores de tráfego entrarem em operação, a Secretaria de Mobilidade Urbana já havia reforçado a sinalização nas vias. Ainda, para orientar melhor os motoristas, ao longo deste mês de setembro, a prefeitura trabalhou no reforço da sinalização nas vias com controladores, tanto em qualidade quanto em dimensão. Foram instaladas mais placas indicativas da velocidade permitida próxima aos controladores, em todas as nove vias, indo além do que prevê a legislação de trânsito. A secretaria reitera que possui um cronograma com campanhas municipais de segurança no trânsito, com ações previstas e já executadas de enfrentamento, não só da acidentalidade, com orientações sobre os elementos que geram risco, mas também executa em conjunto com as campanhas a importância da prevenção e orientação junto aos condutores, sobre a necessidade para a redução de velocidade. Em 2020, devido às restrições causadas pela pandemia do coronavírus, as ações tiveram que ser canceladas. Porém, neste ano de 2021, foi possível retornar as ações que são realizadas em ruas e avenidas de Santa Maria, numa conversa próxima e direcionada para a segurança de motoristas e pedestres, com a distribuição de materiais informativos e orientativos."

A prefeitura pretende rever a velocidade máxima na Avenida Diácono João Luiz Pozzobon, que antes era de 60 km/h?

"A Secretaria de Mobilidade Urbana explica que a velocidade máxima de 50 Km/h segue as práticas mundiais de segurança no trânsito, uma vez que estudos feitos sobre velocidade mostram a relação da velocidade com o agravamento e o risco de morte nos casos de sinistros de trânsito. Em Santa Maria, especialmente, o atropelamento é a maior causa de morte no município. Outra grande quantidade de sinistros de trânsito ocorre com motociclistas e ciclistas, que são outro público vulnerável. A secretaria reforça que a velocidade de 50 Km/h também segue as práticas nacionais. Há exemplo de capitais como Curitiba, no Paraná, e Fortaleza, no Ceará, onde recentemente estão implantando os projetos de redução de velocidade. Diante disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana explica que não irá rever a velocidade máxima permitida nas vias com controladores de velocidade. Visando a segurança e a vida das pessoas, a secretaria adotou e seguirá com o limite de 50 Km/h, com exceção do controlador que fica na Rua do Acampamento com a Avenida Medianeira, que é 40 Km/h.

Veja quanto custa cada multa aplicada pelos pardais e quanto a prefeitura poderá arrecadar

Importante ressaltar, ainda, que a Avenida João Luiz Pozzobon é uma via que de um lado recebe o fluxo de veículos de uma rodovia estadual, a RSC-509, onde a velocidade permitida na rodovia estadual é de 40 Km/h e na via municipal passou a ser 50 km/h. Ainda, no viaduto que antecede a João Luiz Pozzobon, a velocidade é de 40 km/h, ou seja, existe um aumento de velocidade dentro da via urbana. Já no outro lado, no sentido Centro-Bairro, os veículos devem trafegar a 50 Km/h pela João Luiz Pozzobon e, quando chegam no viaduto que inicia a RSC-509, precisam reduzir para 40 Km/h."

Nota da coluna: no restante da Faixa Velha, a velocidade é 60 km/h.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretário diz que agentes reforçam fiscalização nas avenidas com mais multas Anterior

Secretário diz que agentes reforçam fiscalização nas avenidas com mais multas

16,7 mil multas dos pardais em agosto vão totalizar R$ 2,6 milhões. Maior parte vai para a prefeitura Próximo

16,7 mil multas dos pardais em agosto vão totalizar R$ 2,6 milhões. Maior parte vai para a prefeitura

Deni Zolin