deni zolin

Região de Santa Maria tem boa chance de voltar para bandeira laranja

18.306

Às 18h de hoje, o governo do Estado vai divulgar o novo mapa preliminar do sistema de Distanciamento Controlado, e a expectativa é que Santa Maria e região voltem para a bandeira laranja, após ficar a primeira semana na vermelha. Segundo o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), a possibilidade de abrandamento das regras se deve pela melhora, principalmente, do indicador que aponta a velocidade de aumento a ocupação de leitos de UTI. Esse indicador havia crescido na semana passada, junto com o aumento de novos casos e de mortes, mas voltou a se estabilizar nos últimos dias.

Com 44 UTIs e 253 leitos comuns livres na região, por que a bandeira vermelha?

- Melhoramos os números, graças a Deus. Estou otimista que voltaremos para a bandeira laranja. Isso é baseado em números e critérios. Na quarta e na quinta da semana passada, os números tinham piorado muito e eu tinha certeza de que a bandeira iria para vermelha. Agora, tenho o otimismo de que vamos voltar à laranja - disse ontem Pozzobom. 

Caso a bandeira retorne para a cor laranja hoje, a partir deste sábado Santa Maria e região já podem adotar as regras mais brandas previstas para esta cor. Caso permaneça vermelha no mapa preliminar desta sexta, a prefeitura terá até domingo para entrar com recurso, e na segunda, o Estado dará a resposta do que entrará em vigor a partir de terça. Até lá, seguirão valendo as regras da bandeira vermelha.

Confirmada data de divulgação do edital da concessão da RSC-287

Ontem, a ocupação de leitos em Santa Maria e região teve leve piora em relação a quarta-feira. Na Região Central, o total de leitos de UTI ocupados estava em 93 nesta quinta, contra 85 no dia anterior (pulou de 65,9% para 72,1%). Em Santa Maria, esse número também subiu de 71 para 75 de quarta para ontem (em percentuais, subiu de 65,1% para 68,8%). Agora, é esperar pelos cálculos e a decisão do Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em 12 meses, arroz subiu 118% ao produtor Anterior

Em 12 meses, arroz subiu 118% ao produtor

Com 44 UTIs e 253 leitos comuns livres na região, por que a bandeira vermelha? Próximo

Com 44 UTIs e 253 leitos comuns livres na região, por que a bandeira vermelha?

Deni Zolin