Deni Zolin

Francesa Atos abre primeiras vagas de emprego em Santa Maria

18.306

A empresa Atos, líder global em transformação digital, que recentemente anunciou a criação de um centro tecnológico de desenvolvimento e capacitação em parceria com a Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria, abriu as primeiras vagas de empregos aqui na cidade. Devem ser 20 oportunidades para o cargo de analista desenvolvedor Java.

Os requisitos para essas vagas são experiência com desenvolvimento em linguagem Java/J2EE e com conectividade de banco de dados em Java, além de estar cursando nível superior e ter familiaridade com ferramentas de automação de build: ant, maven e gradle, entre outras.

Os empregos têm uma série de benefícios, como assistência médica, assistência odontológica, auxílio farmácia, previdência privada, seguro de vida, vale-refeição e vale-transporte. A lista completa de requisitos e outros detalhes das vagas estão nesse link da seleção da Atos, onde é possível concorrer às oportunidades.

Santa Maria ganha três novos controladores de velocidade

A UFN disponibilizou um espaço físico para as operações do centro tecnológico, que funcionará no Prédio 8, Avenida Rio Branco esquina com Silva Jardim, onde encontra-se o Ambiente de Inovação da UFN. Em virtude do cenário de pandemia, as primeiras etapas do projeto (seleção e contratações) serão feitas de forma virtual.

A partir de março, a Atos promoverá academias gratuitas de capacitação em desenvolvimento de software. Serão abertas 25 vagas para a primeira academia, com a possibilidade de contratação para os estudantes que tiverem bom desempenho durante o curso. Assim que a seleção abrir, o Diário vai divulgar.

VINDA DE MULTINACIONAL AJUDARÁ A ATRAIR OUTRAS GRANDES EMPRESAS

Para que todos entendam a importância da vinda da Atos para Santa Maria, vale relembrar sempre quem é essa empresa. Ela é líder global em transformação digital, com 110 mil colaboradores em 73 países e receita anual de 12 bilhões de euros. Empresa europeia número 1 em nuvem, cibersegurança e computação de alta performance, fornece soluções de orquestração de nuvem híbrida, big data, business applications e digital workplace de ponta a ponta.

O grupo Atos é parceiro de tecnologia da informação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e opera as marcas Atos, Atos|Syntel e Unify. A Atos é uma SE (Societas Europaea), listada no índice de ações CAC40 Paris. A missão da Atos é ajudar a criar o espaço futuro da tecnologia da informação. Sua expertise e seus serviços apoiam o desenvolvimento do conhecimento, da educação e da pesquisa em uma abordagem multicultural, e contribuem para o desenvolvimento da excelência científica e tecnológica.

Pelo menos oito aglomerações são flagradas em Santa Maria

Essa parceria com a UFN e com Santa Maria tem tudo para dar certo e, quem sabe, a Atos acabe criando aqui um grande polo de desenvolvimento de software. Além de aproveitar mão de obra qualificada formada aqui na cidade e na região, a empresa francesa pode encontrar outras vantagens, como contratar pessoas com um custo um pouco menor do que nos grandes centros, onde o custo de vida é caríssimo. Até porque, para se criar software, tanto faz a localização da empresa. No Recanto Maestro, por exemplo, o grupo Meta também tem um escritório de desenvolvimento do software. Além do mais, essa área é uma das que mais têm crescido e que mais vão se desenvolver daqui para a frente.

Outra vantagem dos empregos e empresas nas áreas de software e tecnologia é que costumam pagar melhor e geram mais valor agregado, aumentando a receita e os impostos pagos.

O fato de a alemã KMW, que fabrica blindados, mas também tem simuladores, e de a francesa Atos virem para Santa Maria, além da Meta ter se instalado na Quarta Colônia, pode gerar a curiosidade e acabar atraindo outras grandes empresas para a região. Isso fortalece também o ambiente de inovação local, que já vem crescendo nos últimos anos, com as incubadoras da UFSM e da UFN, além do Parque Tecnológico.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caso Ford foi decisão estratégica que envolve vários problemas. Mas serve de lição ao Brasil Anterior

Caso Ford foi decisão estratégica que envolve vários problemas. Mas serve de lição ao Brasil

Transporte coletivo termina 2020 com queda de 56% no movimento Próximo

Transporte coletivo termina 2020 com queda de 56% no movimento

Deni Zolin