Deni Zolin

Exército abre escritório nacional de materiais em Santa Maria e busca parcerias com a UFSM

18.306

Será inaugurado nesta quarta-feira, em Santa Maria, o Escritório da Diretoria de Material, que será um braço da diretoria dessa área do Exército Brasileiro, de Brasília, e terá atuação nacional a partir do Coração do Rio Grande. Com isso, 27 militares vão atuar na nova unidade, que foi instalada aqui, no Parque Regional de Manutenção, para facilitar a logística de todo o trabalho de manutenção de blindados, veículos e equipamentos, já que ficará perto das principais organizações militares de Santa Maria e região, que concentram grande parte dos blindados do país. Porém, além de agilizar o trabalho, a vinda dessa unidade terá um papel muito importante no fomento ao desenvolvimento do polo de defesa de Santa Maria. É que, segundo o general de brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, diretor de Material do Comando de Logística do Exército, em Brasília, um dos objetivos é aproximar a unidade com a Universidade Federal de Santa Maria e empresas, para criar a chamada tríplice hélice.

- Se temos problemas para manutenção ou atualização de tecnologias dos nossos blindados ou equipamentos, em vez de comprar essa solução pronta do Exterior, por que não buscar a universidade e fazer projetos para solucionar esses problemas? Dessa forma, desenvolvemos tecnologia nacional e geramos empregos aqui, por um custo muito menor. É uma grande oportunidade para criar startups aqui em Santa Maria - afirmou Ribeiro, que nesta terça teria já uma reunião com o diretor do Centro de Tecnologia da UFSM, Tiago Marchesan.

Pandemia atrasa licitação do transporte coletivo em Santa Maria

Ele cita como exemplo que, quando comandou o Centro de Instrução de Blindados, em Santa Maria, em 2012 e 2013, um equipamento de simulação de tiro de blindados dava um relatório impresso em alemão, o que dificultava o trabalho dos militares. Na época, ele procurou a UFSM, que por meio de um projeto, não só automatizou a tradução, mas criou um equipamento que apresentava o resultado em uma tela, além de mostrar em um mapa em tempo real a localização dos blindados. Foi a partir dessa experiência exitosa que foi criado o projeto para que a UFSM desenvolvesse o simulador do lançador de foguetes Astros 2020 para o Exército. São projetos semelhantes, para resolver esse tipo de problemas, que a Diretoria de Materiais quer desenvolver com a UFSM e empresas locais, que atuam no Polo de Defesa, como a alemã KMW e outras aqui de Santa Maria.

- Vemos uma grande oportunidade de parcerias com a UFSM. Na década de 1990, o Brasil era o 13º maior exportador na área de defesa. Hoje, somos o 23º maior. Perdemos 10 posições nesse período. Temos muita oportunidade de crescer e desenvolver tecnologia nacional, que é questão de soberania, além de empregos aqui - afirmou Ribeiro, citando que sua diretoria é responsável pela manutenção de 26 mil veículos do Exército no país todo.

Lei que obriga uso de farol baixo aceso em estradas completa 4 anos e traz avanços

Ele cita que uma das possibilidades é fazer projetos para modernização de blindados ou de equipamentos. Ele citou um exemplo em que, ao fazer isso com universidades e empresas nacionais em São Paulo, gastou cinco vezes menos do que se tivesse contratado uma empresa estrangeira para fazer o mesmo trabalho. A proximidade com o Centro de Instrução de Blindados, o Centro de Adestramento Sul e as demais unidades militares na cidade e na região terão um grande ganho para o trabalho de manutenção.

- Teremos um ganho logístico imenso. Antes, se uma peça tinha problema, era preciso retirar e mandar para o Exército no Rio, onde faziam a análise e davam a solução. Isso, muitas vezes, podia levar um ano. Com as equipes aqui, ficará muito mais rápido - cita Ribeiro.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começa o tapa-buracos na RSC-287 Anterior

Começa o tapa-buracos na RSC-287

Pandemia atrasa licitação do transporte coletivo em Santa Maria Próximo

Pandemia atrasa licitação do transporte coletivo em Santa Maria

Deni Zolin