deni zolin

Audiências sobre transporte coletivo durante o período de férias?

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A decisão da prefeitura de realizar audiências públicas agora em janeiro e fevereiro para ouvir a comunidade sobre o que espera do novo contrato do transporte coletivo, que será feito a partir da licitação do serviço, desagradou o presidente da União das Associações Comunitárias, Rodrigo dos Santos, que também acumula as presidências do Conselho Municipal de Transportes (CMT) e da Associação de Proteção e Defesa do Consumidor (APDC). Para Santos, o principal problema é querer fazer essas reuniões justamente em período de férias, quando parte dos moradores não está na cidade, e também durante o recesso da Câmara de Vereadores, já que são representantes do povo.

Duas startups de Santa Maria estão em destaque pelo Sebrae RS

- Acho estranho o toque de caixa que estão fazendo para esse processo licitatório. A prefeitura deveria seguir o exemplo de outras cidades e precisa fazer os estudos com bastante cautela. Só fizeram uma pesquisa de embarque e desembarque, e ainda no período de final do segundo semestre, em que a cidade acaba sendo esvaziada. E a pesquisa de por que as pessoas não estão mais usando o transporte público, que deveria ser feita em estacionamentos de shoppings, em postos, disseram que sairia caro para fazer - criticou Santos.

Ele também questionou o fato de que a prefeitura não teria incluído nenhum valor no Orçamento para instalar novos abrigos de ônibus.

- Vão colocar a instalação de abrigos na licitação do transporte? Vão colocar esse custo a mais na tarifa? - diz.

Por último, o presidente da UAC e do CMT questiona se, na licitação para escolher as novas empresas de ônibus, a prefeitura vai levar em consideração ou não os estudos do plano diretor, que apontaram a necessidade de construção de mais ciclovias e de terminais de transbordo de passageiros. Essas preocupações fazem sentido.

Questionada, a prefeitura informou nesta terça-feira que só na quarta conseguiria responder aos questionamentos do presidente da UAC e do CMT. Vamos aguardar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Receita dá orientações sobre adesão ao Regime Optativo de Substituição tributária Anterior

Receita dá orientações sobre adesão ao Regime Optativo de Substituição tributária

Duas startups de Santa Maria estão em destaque pelo Sebrae RS Próximo

Duas startups de Santa Maria estão em destaque pelo Sebrae RS

Deni Zolin