deni zolin

Duas startups de Santa Maria estão em destaque pelo Sebrae RS

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação/CowMed

O Rio Grande do Sul tem se destacado por sediar mais de 1 mil startups, segundo a Associação Brasileira de Startups. Porém, algumas delas já estão alçando voos mais altos. O Sebrae RS, que tem programas de apoio ao setor, divulgou na segunda-feira uma lista das 15 startups gaúchas que se destacaram em 2019 e que têm grande potencial de crescimento em 2020 - ou seja, na qual todos devem ficar de olho. Dessas, duas são de Santa Maria: a Cowmed e a Delivery Much.

103 vagas de empregos para esta terça-feira em Santa Maria

A CowMed surgiu para facilitar e melhorar a vida do produtor. Desde a sua abertura, a preocupação da equipe Cowmed foi desenvolver soluções que vão além do benefício direto, mas que auxiliem produtores, colaboradores e técnicos a otimizar e qualificar a tomada de decisão nas fazendas do Brasil. No início, focava na produção de coleiras para monitorar a saúde e o cio de vacas leiteiras. Mas a Cowmed foi muito além do desenvolvimento de tecnologias para a pecuária leiteira. Além de manter a sua capacidade de desenvolver tecnologias de ponta para a pecuária, agregou a geração, qualificação e retenção de conhecimento na fazenda, em que os dados obtidos são amplamente analisados e transformados em informação que auxiliam profissionais das fazendas a tomar melhores decisões.

A startup terminou o ano de 2019 com números motivadores, está presente em 11 estados brasileiros, em 150 propriedades, somando mais de 15 mil animais monitorados e 37 mil animais traduzidos resultando em, aproximadamente, 65 mil cios, 90 mil doenças detectadas e 100 milhões de horas de vacas monitoradas. Em 2020, deve crescer ainda mais e pretende alcançar 30 mil animais monitorados e expandir o mercado para outros países, segundo o Sebrae.

Rosário do Sul registra mais de 40 casos de ataques de palometas a banhistas

Já a Delivery Much tem como foco atender cidades de 30 mil a 250 mil habitantes. Ela começou como aplicativo focado em compras de lanches e refeições e, de acordo com o Sebrae, consolidou-se em 2019 como maior app de delivery de comida do interior do Brasil.

A startup está presente em mais de 200 cidades do país e como meta para 2020 está a expansão para outros segmentos do delivery, como supermercados, com operação já em teste, além de farmácias, conveniências etc.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Audiências sobre transporte coletivo durante o período de férias? Anterior

Audiências sobre transporte coletivo durante o período de férias?

Em dezembro, choveu a metade do esperado em Santa Maria Próximo

Em dezembro, choveu a metade do esperado em Santa Maria

Deni Zolin